As comemorações do Natal pelo mundo – 2
Sexta, 03 de Janeiro de 2014

Caros leitores. Seguimos apresentando as tradições da comemoração do Natal nos diferentes países e povos do mundo. Desta vez trazemos as comemorações na Itália e na Alemanha.

Itália – O Natal na Itália é cheio de conhecimento ligado ao significado religioso. Em Roma, a grande e solene missa é celebrada pelo papa, na Basílica de São Pedro. Centenas de sinos ecoando e música sacra tocando dentro das igrejas tornam a data emocionante. Na Praça de São Pedro, há um presépio com figuras em tamanho natural. Uma gigantesca árvore iluminada por centenas de lâmpadas coloridas completam o clima e, no dia 25 o papa reza e dá a bênção ao mundo. Mas, por todo país, as manifestações populares acontecem, das mais variadas maneiras, um pouco parecido com o nosso Natal: ceia, Papai Noel, presentes, confraternização.

A entrega dos presentes é feita só no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Em todas as igrejas são montados presépios. Na ceia são servidos peixes e massas. As crianças esperam a visita da Befana, que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. Segundo a lenda, os Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora, que negou ajuda. Eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora arrepende-se, mas os Reis Magos já estavam longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus, sob várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

Alemanha – A Alemanha é o país que, de acordo com os historiadores, viu nascer a árvore de Natal por volta do século 8 e, portanto, os pinheiros adornados enfeitam praças e lugares em todas as cidades durante o mês de dezembro. Além dos eventos comuns a outros países, na Alemanha, quatro domingos antes do Natal, as famílias se reúnem para fazer uma coroa com quatro velas, a Coroa do Advento. Nos domingos seguintes, as velas são acesas, uma a cada domingo.

Outra tradição diferenciada é o ato de enfeitar as árvores com pequenas bolachas cobertas de glacê colorido, as pfefferkuchen. As crianças recebem presentes na noite do dia 24 de dezembro e no dia 6 de janeiro ganham doces ou pequenas lembranças. Conforme a região usa-se tipos variados de enfeites, como as estrelas de palha e os bonequinhos de madeira.

 

Aproveito para desejar a todos boas festas de Natal e de Novo Ano com muita saúde, paz, felicidade e muitas conquistas.

Comentários