Dia Mundial dos Meios de Comunicação
Sexta, 27 de Maio de 2016

Prezados leitores, em virtude da comemoração do Dia Mundial dos Meios de Comunicação, estamos a tratar do assunto na coluna desta semana.

A palavra comunicação vem do latim “communis”, comum, dando ideia de comunidade, de participação, de troca de informações entre as pessoas, de tornar comum aos outros, ideias, opiniões e estados de espirito. A palavra meio é traduzida como instrumento para conduzir a realização do processo de comunicação, ou seja, para que haja uma comunicação eficaz entre emissor e receptor, a mensagem precisa ser conduzida por um meio da comunicação.

Criado em 27 de maio de 1967 o Dia Mundial dos Meios de Comunicação, é uma forma de reconhecimento das contribuições e mudanças que os meios de comunicação exerceram e exercem sobre a sociedade. Assim, a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os outros meios de comunicação social, oferecem a cultura, a sociedade e ao mútuo conhecimento e compreensão entre as pessoas, uma grande contribuição.

Neste sentido, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, salienta que “A capacidade de transmitir informação importante com rapidez através de grandes distancias, preenchendo os vazios do tempo e do espaço, ampliou de forma exponencial todas as atividades humanas, desde enviar mensagens pessoais até realizar transações financeiras complexas ou abordar aspectos críticos da guerra e da paz.... evidencia a função transformadora e estimulante das comunicações e da informação nas sociedades e a necessidade universal de se comunicar e cooperar através das fronteiras”.

A necessidade de se comunicar nasceu junto com o homem primitivo e, segundo a história, o primeiro meio de comunicação foi a parede das cavernas, que serviam como estrutura para criarem figuras e desenhos representando as situações reais desta sociedade. Em seguida veio a escrita que era continua distinta de uma sociedade para outra acompanhando a língua falada tornando-se referência para a história mundial; após chegaram os meios de comunicação em massa desenvolvidos em diferentes lugares do planeta, iniciando-se com o rádio cuja primeira transmissão é datada de 1906;

Em 1948 a TV fez a sua primeira aparição pelo Brasil, tornando-se log em seguida o meio de comunicação de maior influência sobre a população mundial; chegamos então a época contemporânea, onde a internet surge e rapidamente ganha destaque como meio comunicacional em suas diferentes plataformas, atraindo cada vez mais adeptos. Hoje vemos uma tendência mundial de fusão de diferentes meios, como as Smart TVs, que permitem total interação do usuário como a internet, mas não perdem as características da TV ainda tão presentes no dia-a-dia da maioria da população. Portanto, evolução dos meios possibilitou o acesso à informação, a educação e o aprendizado, a comunicação em tempo real, dentre outra facilidades.

Comentários