Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – 15 anos de existência
Sexta, 15 de Julho de 2016

Prezados amigos, no dia 10 de julho a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul comemorou os seus 15 anos de existência. Uma universidade forjada na luta do povo gaúcho por uma Instituição de Ensino Superior pública e de qualidade, que atendesse às necessidades concretas de formação e desenvolvimento deste chão. Não poderíamos deixar passar essa data tão importante sem um registro, uma recordação.

O decreto lei nº 11.646/01, de 10 de julho de 2001, criou a Uergs, definindo no seu artigo 2º os objetivos que seriam os seguintes: Ministrar o ensino de graduação, de pós-graduação e de formação de tecnólogos; oferecer cursos presenciais e não presenciais; promover cursos de extensão universitária; fornecer assessoria científica e tecnológica e desenvolver a pesquisa, as ciências, as letras e as artes, enfatizando os aspectos ligados à formação humanística e à inovação, à transferência e à oferta de tecnologia, visando ao desenvolvimento regional sustentável, o aproveitamento de vocações e de estruturas culturais e produtivas locais.

A Uergs conta desde então com uma estrutura multicampi, estando hoje presente em 24 cidades. São mais de quatro mil alunos matriculados nos cursos de graduação que habilitam bacharéis, professores e tecnólogos nas áreas das Ciências da Vida e Meio Ambiente, Ciências Exatas e Engenharias, e Ciências Humanas. Em Frederico Westphalen, são 162 estudantes no curso de administração. A Unidade também oferta o curso de especialização em liderança e sustentabilidade.

As demais unidades estão localizadas em Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Porto Alegre, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga, Soledade, Tapes, Três Passos e Vacaria.

A Uergs chega aos 15 anos comemorando a abertura do seu primeiro curso de mestrado e focada na expansão da pós-graduação. Aberto em abril, na Unidade em são Francisco de Paula, o mestrado em ambiente e sustentabilidade e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está trabalhando na formatação de quatro novos mestrados nas áreas de alimentos, biodiversidade, ciências agrárias e educação. Na pós-graduação lato-sensu, são mais de 20 cursos em andamento, e para 2017, a Universidade planeja a abertura de cinco novas especializações.

A comemoração da data em Porto Alegre inicia com o lançamento do novo site da instituição, do Programa Melhor Idade e o de duas publicações organizadas por docentes da Uergs. No local do evento serão expostas, igualmente, outras publicações e trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica, para homenagens e outros.

Comentários