9 de outubro: Dia do Atletismo
Sexta, 14 de Outubro de 2016

Prezados leitores! Na semana passada, comemorou-se o Dia do Atletismo dada a importân-cia desse esporte no desenvolvimento das habilidades humanas. Por isso, trataremos do te-ma nesta coluna.

Como se sabe, a primeira competição esportiva da qual se tem registro aconteceu em Olím-pia, na Grécia, em 776 a.C, e o atletismo era a única modalidade praticada, sendo disputada uma corrida de aproximadamente 200 metros. Esse esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e as habilidades do ser humano. Anos depois, surgiram outras modalidades, como salto em distância e o lançamento de disco.
Essas provas deram origem às Olimpíadas, que atualmente acontecem de quatro em quatro anos; aos jogos Pan-Americanos, de dois em dois anos; e aos mundiais, que acontecem a cada ano, com disputas acirradas das quais saem grandes campeões. Essas provas atléticas são realizadas em estádios, com pistas próprias.

Na atualidade o atletismo é composto por diferentes tipos de prova, nomeadamente: Provas de pista, que incluem as corridas, provas de revezamento, rasas, com barreiras e com obstá-culos; provas de campo, englobando as de salto em distância, salto com vara, arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco, entre outros; provas combinadas como decatlo e hep-tatlo; pedestrianismo, como corridas de rua, nomeadamente as maratonas; marcha atlética; corridas de campo; corridas em montanhas; entre outras.

Aqui no Brasil, a prática do atletismo surgiu por volta de 1850, inserida por marinheiros ingleses, contudo apenas em 1910 surgiram as primeiras competições, tendo o país criado a sua primeira equipe olímpica em 1924 para participar dos jogos olímpicos de Paris e, a Con-federação Brasileira de Atletismo, apenas em 1977. Vale destacar que a Corrida de São Silvestre, realizada todos os anos, desde 1925, em 31 de dezembro, na cidade de São Paulo, é a competição mais famosa da modalidade no Brasil.

Assim, em 9 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Atletismo para homenagear a prática esportiva mais antiga do mundo, considerada esporte-base, que enfoca as habilida-des naturais dos seres humanos, como, por exemplo, a corrida e os lançamentos. Nessa data são realizadas várias atividades esportivas que incentivam a prática do atletismo. Nas esco-las, as crianças aprendem sobre a origem do esporte e as suas modalidades, entre outras in-formações.

Comentários