As Mulheres que Marcaram o Brasil e o Mundo
Sexta, 28 de Março de 2014

Maria, Mãe de Jesus – Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C. 

Joana D’arc – nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431. Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920. 

Rainha Vitória – Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Embora com poucos poderes políticos, se tornou um exemplo nacional da moral e dos bons valores e costumes. 

Anita Garibaldi – Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos. 

Princesa Isabel – Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade de Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.

Marie Curie – Cientista polonesa ganhou dois prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade. Foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio. 

Madre Teresa de Calcutá – Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003. 

Irmã Dulce – Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011. 

Indira Gandhi – Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo popular, voltado para os mais pobres. 

Margaret Tatcher – Foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a “dama de ferro” conseguiu implantar importantes reformas políticas e econômicas no Reino Unido.

 

Comentários