As Inovações que mudaram o mundo 1
Sexta, 15 de Novembro de 2013

Estimados leitores, vamos prosseguir tratando da questão Inovação para compreendermos melhor o seu papel enquanto dinamizador da nossa evolução, destacando nesta e nas próximas edições, alguns dos seus feitos marcantes. Isto porque, ao longo da nossa história, algumas inovações orientaram pensamentos, direcionaram tecnologias, mudaram culturas e transformaram o mundo.

Enquanto desencadeadoras de revoluções na sociedade, algumas descobertas foram marcos na história da humanidade, tornando possível afirmar-se que a sociedade era uma antes e outra depois de determinada tecnologia ou inovação. O site do The History destacou algumas destas inovações que foram as pioneiras e determinaram os rumos que a tecnologia tomou e que, a partir de um conceito inicial, proporcionaram uma série de evoluções tecnológicas que mudaram o mundo. Vejamos então algumas delas.

Lentes – Pode parecer uma invenção simples, um conhecimento natural, mas a sua utilização proporcionou à humanidade a possibilidade de conhecer as estrelas, galáxias distantes e o funcionamento de células e pequenos organismos. O primeiro uso das lentes data o século 13 para ajudar os que tinham algum problema de visão. Já os primeiros microscópios e telescópios foram desenvolvidos no final do século 16. Robert Hook e Van Leeuwenhoek Anton passaram a usar microscópios na observação de células e outras partículas. Galileu Galilei e Johannes Kepler utilizavam o telescópio para mapear a Terra no universo.

Estes foram apenas os primeiros passos até o desenvolvimento de equipamentos surpreendentes como o microscópio eletrônico e o telescópio espacial Hubble. As lentes, desde então, estão auxiliando na descoberta em áreas como astronomia, biologia, arqueologia, oftalmologia e cirurgia.

Bússola – A bússola hoje pode ser um feito ultrapassado, comparando-se com as tecnologias como satélites e GPS. Mas o impacto à sua época na navegação e exploração é inestimável, pois substituiu os meios astronômicos que os marinheiros utilizavam, dando início à Era dos descobrimentos que enriqueceram a Europa e que mais tarde alimentaram a Revolução Industrial. Inventada na China, a bússola permitiu a interação entre culturas de mundos antes isolados, o comércio, as conquistas coloniais, e, consequentemente, a globalização.

Amigos leitores, volto a convidar-lhes a participar no jantar africano da Associação Cultural Atena, marcado para o dia 23 de novembro próximo. Será uma noite realmente cultural com comida feita à moda africana aliada à música, dança africana e afro-brasileira, entre outras surpresas que lhes aguardam.

Aproveito para lhes desejar um bom final de semana ao lado dos vossos entes queridos.

Comentários