Algumas formas de violência
Sexta, 16 de Maio de 2014

Estimados leitores, estamos a trazer aqui algumas formas de violência perpetradas todos os dias no mundo afora. Pois, como já foi mencionado na coluna passada, no mundo existem várias formas de violência, que acontecem quando alguém ou um grupo de pessoas utiliza intencionalmente a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, privando-as de liberdade, causando algum dano psicológico, emocional, deficiência de desenvolvimento, lesão física ou até a morte. São algumas formas de violência:

A Violência Social – Tipo de violência motivada por desigualdades de gênero, étnico-raciais, econômicas etc., predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades. É o ato de violência que implica dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.

A Violência Física – É o uso da força física, de forma intencional, deixando marcas evidentes. Esse tipo de violência pode ou não, em casos extremos, causar a morte. É o ato de opressão praticado por sujeito que detém o poder de força física, com o objetivo ou não de ferir. Neste caso, são comuns, murros, tapas, agressões com diverso objetos, queimaduras causadas por objetos líquidos quentes, etc. 

A Violência Psicológica –  Muito frequente, mas difícil de ser identificada, ocorre por meio de palavras e ações ou omissões destinadas a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação, à autoestima ou ao desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade, caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação do indivíduo. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. 

Violência Sexual – Ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros. Na maioria das vezes, a violência sexual é acompanhada a violência física e psicológica.

Outras formas de violência são nomeadamente, a Violência intrafamiliar, Violência patrimonial, Violência verbal, a Negligência, Violência nos Desportos, a perseguição e a Violência financeira, entre outras.

Comentários