Uergs FW realiza 3º Seminário de Gestão Pública e Cidadania
Sexta, 23 de Maio de 2014

Estimados leitores, em virtude da realização nesta semana do 3º Seminário de Gestão Pública e Cidadania da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Frederico Westphalen, (19 a 23), estou a trazer aqui alguns dados relativos à importância deste evento para a universidade em prol do cumprimento da sua missão e objetivos.

Mas antes, é preciso salientar que as três funções básicas de uma instituição acadêmica como a nossa, seriam nomeadamente, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, as quais devem ser equivalentes e merecer igualdade em tratamento por parte das instituições de ensino superior. E que é através da extensão universitária que a Universidade interage com a comunidade na qual está inserida ocasionando uma troca de conhecimentos em que a universidade aprende com a comunidade, absorvendo seus valores e cultura, sendo uma importante ferramenta para a formação de profissionais mais humanizados, visto que aproxima o saber científico de realidades múltiplas, enriquecendo os futuros profissionais de valores humanísticos e éticos.

Neste sentido, a realização do III Seminário de Gestão Pública e Cidadania é uma ocasião para a Uergs e o Curso de Administração: Gestão Pública da Unidade de Frederico Westphalen reafirmar o seu papel social e a sua responsabilidade no que diz respeito à formação integral dos cidadãos e o desenvolvimento regional. É uma oportunidade para tecer e debater temas relevantes para a vida e a realidade local, buscando alternativas e soluções conjugadas com as autoridades e a sociedade em geral. Nesta ocasião, discentes, docentes e comunidade em geral refletem e debatem sobre temas da realidade vivida e despertam o desejo por novos conhecimentos e a compreensão de como a teoria e a prática se complementam. 

Assim, as atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo da semana divididas em apresentação de pesquisa dos acadêmicos no período da tarde e palestras à noite, com temas relevantes e tratando da nossa realidade atual e que envolvem palestrantes que são pessoas estudiosas e conhecedoras da realidade local, nacional e internacional de reconhecida competência, trazem estudos e pesquisas relativos à vida e o desenvolvimento da região, do Estado e do país. 

Portanto, o 3º Seminário de Gestão Pública e Cidadania da Uergs Unidade de Frederico Westphalen sendo uma atividade de extensão vem cumprir este papel não só de integrar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, mas também com a sua função integradora da universidade com a comunidade e o meio em que está inserida contribuindo para o desenvolvimento de saberes acadêmicos e desenvolvimento local sustentável.

Comentários