O Significado Histórico de Corpus Christi
Sexta, 20 de Junho de 2014

Amigos leitores, dada a chegada de Corpus Christi, uma festa religiosa da Igreja Católica, que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo, trazemos aqui, um pouco do histórico desta grande festa.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século 13, instituída pelo Papa Urbano IV, dado que na época, a Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Assim, por solicitação do Papa que, na época, governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca, sendo a primeira procissão do Corporal Eucarístico. Assim, em 11 de agosto de 1264, o Papa lança de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus de hoc mundo, o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor. 

Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi. O decreto do Papa teve pouca repercussão, porque o mesmo morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270, difundindo-se primeiro em todo o país, depois na França e na Itália, sobretudo em Roma onde é celebrada desde 1350. 

É de salientar que a Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Pelo fato da Eucaristia ter sido celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira 60 dias após a Páscoa, podendo cair, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

Comentários