Trajetória Histórica do Campeonato Mundial de Futebol
Sexta, 27 de Junho de 2014

A Origem

Amigos leitores, a Copa do Mundo FIFA, também conhecida como Campeonato do Mundo de Futebol, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Desde 12 de junho corrente até 13 de julho próximo está a ser realizado aqui no Brasil. Dada a sua importância achamos por bem trazer aqui e nas próximas edições dados históricos da trajetória desta que é o evento desportivo mais assistido em todo o mundo, ultrapassando até mesmo aos Jogos Olímpicos.

A projeção de organizar uma Copa do Mundo se inicia com a própria criação da Federação Internacional de Futebol Associado – FIFA em 21 de maio de 1904 em Paris, na França, com sede em Zurique, na Suíça. Assim, a primeira tentativa de viabilizar o evento se inicia em 1906 com o então líder neerlandês Carl Hirschmann, propondo quatro grupos de quatro seleções como uma primeira rodada. Mas no final das confirmações de inscrição para os dezesseis países convidados, em 31 de agosto de 1905, nenhuma federação confirmou sua participação levando ao abandono desta tentativa.

Quando em 1908 se estabeleceu um torneio olímpico de futebol Hirschmann, prosseguindo com o seu ideal, propôs o reconhecimento do mesmo como Campeonato Mundial de Futebol Amador, ideia que depois foi validada no Congresso da FIFA em 1914, mas não prosseguida pelo fato de ter começado a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, com a eleição do francês Jules Rimet como Presidente da FIFA, a iniciativa voltou em cena pelo fato do mesmo querer torná-la realidade. Assim, em conjunto com o dirigente esportivo Henri Delaunay, seu compatriota, buscou não mais reconhecer a iniciativa como torneio olímpico mas como campeonato mundial de futebol amador, lutando para a criação dessa nova competição.

A Copa do Mundo pela FIFA proposta foi aprovada em uma conferência em Amsterdã, no dia 26 de maio de 1928, por vinte e cinco votos a favor, cinco contra, e uma abstenção. Pelo fato da seleção do Uruguai ter sido campeã olímpica de futebol por duas vezes, em 1924 e 1928 e também em comemoração do centenário de sua independência, a organização da primeira Copa do Mundo foi atribuída a este país no Congresso da FIFA de Barcelona em 18 de maio de 1929 e, para evitar choque ou concorrência, o ritmo da Copa do Mundo é fixo, alternando com os Jogos Olímpicos. 

Na época da criação da Copa, quase todas as equipes tinham a mesma formação nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo, porque eles tinham um estatuto de amador. No entanto, a competição foi rapidamente se tornando profissional pois a FIFA reconhecia a Copa e aceitava as equipes que optavam pelo profissionalismo. Até hoje em dia, aliás, os objetivos e os valores divergem, a Copa do Mundo é aberta para todos, profissionais e amadores. Em nossos dias, muitos jogadores de futebol no mundo também possuem dois empregos sendo comum vermos atletas participando de Copas do Mundo juvenis.

Comentários