Trajetória Histórica do Campeonato Mundial de Futebol
Sexta, 04 de Julho de 2014

 As Copas de 1930, 1934 e 1938

Estimados leitores, neste momento da descrição da trajetória histórica do Campeonato Mundial de Futebol, vamos iniciar a descrever de forma resumida as demais copas ou campeonatos mundias já realizados destacando os seus principais expoentes.

Como já foi descrito na coluna anterior, pelo fato da seleção do Uruguai ter sido campeã olímpica de futebol por duas vezes, em 1924 e 1928 e também em comemoração do centenário de sua independência, a organização da primeira Copa do Mundo foi atribuída a este país e esta aconteceu em Montevideu, no ano de 1930. Apenas treze equipes nacionais reuniram-se nessa ocasião, sendo 4 europeias, França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia; duas da América do Norte, México e Estados Unidos e as restantes Sul-americanas. 

As equipes da Argentina e do Uruguai, todas invictas, jogaram a final e, a Celeste Olímpica, como ficou conhecida a seleção uruguaia após as conquistas das olimpíadas de 1924 e 1928, era a dona de casa e tinha uma grande vantagem por isso era favorita. A partida terminou com o resultado de 4 a 2, para o os donos da casa, conquistando assim a primeira Copa do Mundo da história.

A segunda Copa realizada 1934, foi sediada pela Itália e teve a participação de trita e duas seleções, dezenove a mais do que na primeira edição. Depois de vencer a Espanha nas quartas de final com empate em 1 a 1 na primeira partida que depois teve um segundo jogo em que desta vez a Itália vence por 1 a 0, disputa a semifinal com a Áustria, vencendo igualmente por 1 a 0, e, classificando-se para a final, encontra a equipe da Tchecoslováquia que eliminara a Alemanha por 3 a 0. Nesta, a Tchecoslováquia abre o placar com Antonin Puc, mas a Itália empataria de imediato com Raimundo Orsi e leva o jogo para a prorrogação. Com cinco minutos de jogo na prorrogação, Angelo Schiavio deu a vitória de 2 a 1 aos italianos frente aos tchecos, na primeira Copa do Mundo disputada no continente europeu.

A organização da Copa do Mundo FIFA de 1938 foi confirmada para a França e contou com a participação de trinta e seis países. É de salientar que nas oitavas de final, Brasil e Polônia fizeram um jogo de onze gols em Estrasburgo, em que a seleção brasileira precisou da prorrogação para ganhar dos poloneses por 6 a 5, já que o jogo nos 90 minutos tinha terminado 4 a 4. Leônidas marcou três vezes para o Brasil e Ernest Wilimowski quatro vezes para a Polônia. 

A Itália, que havia passado por Noruega e França era favorita na disputa com o Brasil, viu seu favoritismo concretizado com uma vitória por 2 a 1 e a vaga para a final estava assegurada. A final foi novamente vencida pelo time italiano, que bateu os húngaros por 4 a 2, com grande atuação de Silvio Puola e Gino Colaussi, que marcaram dois gols cada. A equipe de Vittorio Pozzo foi a primeira a vencer a competição duas vezes consecutivas.

Comentários