TIPOS DE CONFLITOS OU GUERRAS - parte 2
Sexta, 22 de Agosto de 2014

Estimados leitores, prosseguindo com a descrição dos diferentes tipos de conflitos ou guerras que assolam o nosso planeta, vamos tratar neste momento das modalidades de guerra segundo a abrangência do conflito.

Tendo em consideração apenas a área de abrangência, as guerras modernas podem ser divididas em três níveis: Local, Regional e Global. Se considerarmos simultaneamente a área geográfica de abrangência e a intensidade do confronto militar, pode-se dividir uma guerra em até quatro níveis: Guerra Mundial, Guerra Continental, Guerra Regional e Guerra Local. Iremos descrever de forma muito resumida as seguir cada um destes níveis.

Guerra mundial – Envolve nações de diversos continentes diferentes, com confrontos em mais de uma grande região do mundo. Geralmente apresenta características de “Guerra Total” para alguns dos países que participam do conflito. Em Geral neste tipo de conflito está em questão a disputa pela liderança mundial. Em alguns casos são formadas pela conexão de várias guerras regionais em um único confronto. Ex: Guerras Napoleônicas (1803–1815), 1ª Guerra Mundial (1914-1918), 2ª Guerra Mundial (1931-1945 na Ásia e 1939-1945 na Europa).

Guerra Continental – Conflito central entre dois ou três países que formam o núcleo do confronto, mas que acabam envolvendo vários países ou povos de todo uma macrorregião, área continental ou duas regiões próximas. Pode contar, às vezes, com o envolvimento de poucos países de outros continentes como atores secundários. Geralmente está em questão a disputa pela liderança em uma macrorregião ou continente. Alguns casos de conflitos deste tipo acabaram levando a confrontos ainda maiores, ou se tornando parte de uma Guerra Mundial, como é o caso da Segunda Guerra entre a China e o Japão (1937 a 1945), que se tornou uma parte da 2ª Guerra. Exemplo desse tipo de Conflito: Guerra do Paraguai (1864 - 1870), Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763).

Guerra Regional – Guerra limitada, envolvendo diretamente, ao menos dois países e contingentes militares expressivos, e indiretamente outros países do continente ou região em questão. Algumas guerras civis acabam se tornando guerras regionais quando envolvem os países vizinhos no confronto. Geralmente está em questão a disputa pela liderança regional. Exemplo: Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), Guerra Hispano-Americana, (1898), Guerra do Pacifico (1879-1883), Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), Guerra Arabe-Israelense em nossos dias. 

Guerra local e pequenas guerras – Modalidade de guerra claramente restrita no tempo e no espaço, que inclui guerras entre apenas dois Estados, em uma região claramente delimitada, sem uma escalada para a guerra regional nem o envolvimento direto de terceiros atores. É o caso da Guerra na Ossétia do Sul em 2008, Guerra entre a Eritréia e a Etiópia (1998-2000) no norte da África.

Comentários