Tipos de Conflitos ou Guerras - 4
Sexta, 05 de Setembro de 2014

Neste quarto episódio relativo aos tipos de conflitos, meus caros leitores, vamos destacar as modalidades de guerras segundo a causa do conflito bélico. 

Guerra comercial ou econômica – Envolve causas econômicas, que muitas vezes são consideradas variáveis causais da maior parte das guerras. Também envolvem a utilização de mecanismos de confronto econômico, tais como o embargo comercial e a imposição de barreiras alfandegárias. É o caso do embargo à África do Sul na época do Apartheid, assim como o embargo americano a Cuba, a partir de 1960 até hoje.

Guerras religiosas – Tem como motivação principal ou justificativa mais relevante, a imposição de uma determinada religião sobre uma região ou país, ou a conversão de “infiéis” a uma determinada religião. Ex: as Cruzadas, Jihad, Guerra Santa e atualmente, o Estado Islâmico no Médio Oriente (Síria e Iraque). 

Guerras étnicas – Guerras que envolvem grupos étnicos diferentes, geralmente justificados por supostas ou reais rivalidades históricas entre elas. É de salientar que apesar de muitas guerras serem classificadas como étnicas, a causa dominante geralmente é política ou econômica, e o elemento étnico costuma ser a principal justificativa ideológica para os lados em disputa se armarem e manterem o conflito.

Guerra separatista – Modalidade de Guerra Civil motivada pelo separatismo de uma região, contra um governo central. São exemplos, a Guerra da Secessão Americana (1861-1865), Guerra de Biafra (1967), Guerra dos Farrapos, Guerra separatista em Cabinda (Angola), Guerra de Dissolução da Iugoslávia, entre outros.

Guerra de libertação nacional ou independência – É um tipo de guerra travado com objetivo político claro de libertar um território ocupado por uma potência estrangeira ou colonizado por uma metrópole. As principais guerras deste tipo opuseram exércitos asiáticos e africanos a exércitos europeus entre meados do século 19 e o século 20. São exemplos a Guerra de Independência dos Estados Unidos, as Guerras pela independência das Colônias Portuguesas na África.

Guerra de vingança – Envolve esforços bélicos, ideológicos, comerciais, etc., e um elenco subjetivo cultural, histórico e antropológico, nascidos de disputas políticas anteriores e de um líder que incorpora tal espírito beligerante de um povo historicamente ofendido e de paixão culturalmente desenvolvida pelo ódio de classes, culturas ou religiões tudo concatenado e encadeado num momento histórico, como se fosse uma grande panela de pressão que explodisse. É o caso da Alemanha de Adolf Hitler, a Itália, e o Japão, nações do chamado Eixo, de mesmo foco político, de Benito Mussolini, que queriam transformar o mundo, durante a Segunda Guerra Mundial.

Guerra político-ideológica – Forma específica de guerra civil, opondo em geral grupos revolucionários ou partidos políticos distintos, ou estes grupos contra governos, devido a divergências político-ideológicas.

Comentários