O 5º Siepex da UERGS será em Frederico Westphalen em 2015
Sexta, 10 de Outubro de 2014

Amigos leitores, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) realizou recentemente, entre os dias 24 a 26 de setembro, pelo quarto ano consecutivo, o seu Salão Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepex) na cidade de Vacaria, uma das seis cidades que compõem a Região II da Universidade. Para a próxima edição, a unidade da Uergs de Frederico Westphalen foi escolhida como anfitriã. Dada a importância do evento para a comunidade universitária e para região achamos por bem trazer de forma resumida um pouco do que se trata neste importante encontro acadêmico e sociocultural.

O encontro é organizado por uma Comissão Central, composta por representantes do Gabinete do Reitor, das Pró-Reitorias, da Unidade que o sedia e pelo pessoal do corpo técnico administrativo, sob a coordenação da pró-reitoria de Extensão da Universidade. A principal finalidade é congregar a comunidade acadêmica da Uergs e de outras Instituições de Ensino Superior, num espaço de socialização das produções científicas de todas as unidades universitárias. 

São três as áreas do conhecimento da instituição que orientam a distribuição dos trabalhos: Ciências da Vida e do Meio Ambiente, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Engenharias. Durante os três dias do evento ocorrem apresentações de trabalhos de forma oral e pôsteres, além de uma programação cultural com atividades artísticas.

O encontro é realizado anualmente em municípios que tenham uma Unidade Universitária da Uergs, no sistema de rodízio, visando à integração e a socialização das experiências locais. Os municípios de Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, Santana do Livramento e agora o de Vacaria realizaram o evento e, como já foi indicado, para a realização do 5º Siepex o município de Frederico Westphalen foi o eleito.

O 4º Salão Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão realizado em Vacaria reuniu aproximadamente 700 pessoas entre acadêmicos, professores, servidores da universidade e autoridades locais. Na abertura o reitor Fernando Guaragna destacou as conquistas alcançadas, desde a realização do primeiro Siepex, em 2011, que contou com 96 trabalhos inscritos, atingindo agora 250 produções, em forma oral e pôsteres, salientando que o encontro “mostra a vitalidade e o dinamismo em que a universidade hoje se encontra”.

O tema escolhido para o 4º Siepex foi “Vacaria – do tropeirismo à fruticultura”, tendo em consideração as características culturais da cidade e um dos temas tratados nas palestras ministradas durante o evento foi sobre Tropeirismo como Fator de Integração Nacional. A Uergs, unidade de Frederico Westphalen conta com o apoio da comunidade do município e região para realizar o maior e o melhor encontro acadêmico já realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em 2015.

Comentários