Democracia – O Poder do Povo 1
Sexta, 17 de Outubro de 2014

Caros amigos, dado que estamos em período eleitoral, momento histórico de exercício de nossa cidadania ativa, achamos oportuno trazer aqui o significado conceitual e histórico daquilo que move este momento histórico da Democracia. 

A Democracia significa uma forma de governo em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente ou através de representantes eleitos na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação, através do sufrágio universal. Significa governo do povo, para o povo, pelo povo. Governo do povo quer dizer governo com um sentido popular; para o povo significa que o objetivo é o bem do povo; pelo povo, quer dizer realizado pelo próprio povo. Na Democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos.

O termo tem origem no grego antigo δημοκρατία (dēmokratía ou "governo do povo"), que foi criado a partir δῆμος (demos ou "povo") e κράτος (kratos ou "poder") no século V a.C. para abolir os sistemas políticos então vigentes nas então cidades-estados gregas, sobretudo, em Atenas. A Democracia em Atenas da época era exercida apenas por homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos, enquanto estrangeiros, escravos e mulheres eram grupos excluídos da participação política. 

Na maioria dos governos democráticos tanto na história antiga, como na moderna, a cidadania democrática era exercida apenas para uma elite de pessoas, até que a emancipação completa fora conquistada para todos os cidadãos adultos na maioria das democracias através de movimentos de luta por sufrágio universal durante os séculos XIX e XX. A democracia confronta outras formas de governo em que o poder é detido por uma pessoa denominado de monarquia absoluta ou em que o poder é mantido por um pequeno número de indivíduos como é o caso da oligarquia. 

Podemos observar em nosso tempo, diversas variantes de democracias, no entanto há duas formas básicas, que indicam como o corpo inteiro de todos os cidadãos elegíveis executa a sua vontade. A Democracia direta, em que todos os cidadãos elegíveis têm participação direta e ativa na tomada de decisões do governo e a Democracia representativa em que o poder é exercido indiretamente por meio de representantes eleitos, o que acontece na maioria das Democracias modernas, tendo surgido em grande medida a partir de ideias e instituições que se desenvolveram durante períodos históricos como a Idade Média européia, a Reforma Protestante, o Iluminismo e as revoluções Francesa e Americana. 

Comentários