Sexta, 25 de Agosto de 2017 às 13:40
Cores, texturas e sensações
Em meio a tantas opções, como escolher o revestimento ideal?
Por: Heloise Santi geral@folhadonoroeste.com.br
Cada ambiente da casa tem um revestimento apropriado e alguns parâmetros fundamentais que devem ser observados de acordo com o uso - Heloise Santi

Os revestimentos da sua casa podem mostrar exatamente o seu estilo, mas no meio de tantas opções, como escolher as peças ideais? Pensado em te ajudar, as arquitetas Jamile De Bastiani e Vanessa Scopel dão algumas dicas para que o momento da escolha das cerâmicas ou porcelanatos seja algo prazeroso e traga a certeza da escolha de material para a necessidade de cada cliente.

Revestimentos de parede dão personalidade aos espaços, valorizando os móveis e a decoração já existentes. Porém, para não errar na mão, é importante considerar as cores e texturas presentes no ambiente que se quer trabalhar. Também vale avaliar a sensação que se pretende transmitir.

Cada ambiente da casa tem um revestimento apropriado e alguns parâmetros fundamentais que devem ser observados devido ao seu tipo de uso. Hoje em dia, os revestimentos, como porcelanatos e cerâmicas, podem ser utilizados em todos os cômodos, não sendo mais exclusivos para cozinhas, banheiros ou lavanderias.

Cozinha
O ideal é um revestimento que mescle resistência e funcionalidade, além de ser esteticamente agradável, ser de fácil limpeza e manutenção. Neste exemplo as arquitetas juntamente com o cliente utilizaram a pastilha com rejunte escuro e o piso acetinado (fosco) amadeirado na área de preparo dos alimentos, facilitando a limpeza do ambiente. Para o espaço do jantar que é integrado a cozinha, foi utilizado o piso porcelanato polido (com brilho), dando contraste entre os materiais.

Uma dica importante no momento de escolher o porcelanato amadeirado é optar pelas peças retangulares, normalmente de 16,5cm x 90cm, pois elas trazem uma sensação de realidade ao ambiente, sempre com atenção ao transpasse indicado pelo fabricante. Outra observação importante é aplicar o porcelanato retangular sempre com a parte menor na direção que você gostaria que o cômodo fosse maior, isso dá a impressão de o espaços ser maior.

Espaços de circulação
As escadas e passagens também merecem uma atenção especial. Devem possuir pisos que com uma resistência elevada, não serem totalmente lisos e escorregadios e serem assentados com argamassa especial. Se você acha interessante desenhos e cores, pode abusar nas pastilhas e peças que não são totalmente lisas, o mercado possui uma variedade enorme de opções para todos os gostos.

Uma dica é tentar combinar a cor do porcelanato de passagens e escadas com a cor do granito de soleiras, assim o ambiente parece que possui uma continuidade e harmonia.

Decoração
Como elemento decorativo, os revestimentos podem proporcionar a sensação de conforto, sem deixar de lado a valorização da personalidade. Tanto em fachadas como paredes pela casa, não esqueça de combinar com o piso, a cor das paredes e os móveis.

Não escolha grandes superfícies e opte por peças que realmente tragam o destaque na composição com o restante dos elementos no espaço, seja ele jardim, volumes ou texturas diversas. Normalmente são acompanhados por iluminações de exaltação com luminárias de foco ou decorativas. Lembre-se que quanto maior o detalhe da peça, mais preencherá o ambiente. Cuidado para não exagerar.

Piscina
Em áreas externas você pode usar a sua criatividade, criando composições das mais variadas maneiras. Por serem locais de lazer, é possível usar mais contraste, deixando o espaço marcante. Os porcelanatos não mancham nem absorvem água, possibilitando que o resultado estético de mantenha ao longo dos anos. Além disso, as juntas entre as peças são muito finas, quase imperceptíveis, evitando assim sujeira e aparência desagradável.

Enfim, a falta de opções não é bem o problema e nem a desculpa para errar. O mercado oferece uma infinidade de modelos, texturas e estilos. Certamente você encontrará uma opção que caiba no seu bolso e no seu gosto. Mesmo com essas dicas, é sempre importante contas com a assessoria de um profissional arquiteto, que saberá te instruir da melhor maneira, aliando seus gosto e personalidade ao ambiente o qual deseja revestir.

Colaboração: Vanessa Scopel e Jamile Debastiane

Mais informações da edição impressa do dia 18 de agosto.

Imagens
Comentários
Notícias Relacionadas
  • 03/02/2017 - 14:27
    A beleza do verão
  • 06/01/2017 - 11:10
    Ano Novo, ambiente novo!
  • 21/09/2017 - 20:05
    CFC realiza ação na Semana Nacional do Trânsito
Últimas Notícias
  • 22/01/2018 - 13:27
    Carro capota em açude próximo a BR-386
  • 22/01/2018 - 11:03
    Para colocar o
  • 22/01/2018 - 10:45
    Quais as novidades da Netflix de janeiro?