Sexta, 22 de Dezembro de 2017 às 16:26
Ser exemplo na região!
FW poderá ser modelo no Estado a partir de experiência vivenciada em Seberi
Por: Heloise Santi - saude@folhadonoroeste.com.br
RS está em busca da efetiva implantação das PICs no SUS e relato da secretária de FW é um importante passo neste processo - Divulgação

Com sete anos de experiência em naturopatia clínica e acupuntura, a secretária municipal de Saúde de Frederico Westphalen, Marta Chielle, levou o nome de Frederico Westphalen e a proposta de tornar o município um centro regional de atendimento de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), modelo para o Rio Grande do Sul.

– A proposta é tornar Frederico Westphalen o município referência dessas práticas integrativas na região e no Estado. A nossa proposta de implementar essas práticas no SUS do município já está tramitando no Ministério da Saúde com a ajuda parlamentar do deputado Cherini, e a pedido do prefeito, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, o próximo passo é o processo de aprovação do projeto –, comentou Marta.

Ainda de acordo com a secretária, o coordenador nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) do Ministério da Saúde, Daniel Amado, e o deputado federal Giovani Cherini sinalizaram a destinação de recursos para o próximo ano para este tipo de projeto e FW estará dentre os municípios contemplados.

1º Seminário de Implantação de Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios
Marta foi uma das painelistas do 1º Seminário de Implantação de Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios, realizado no dia 17 de dezembro na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Participaram diversos prefeitos, secretários municipais e profissionais da área.

Organizado pelo deputado Giovani Cherini, o seminário visa apresentar à população novas práticas de prevenção e tratamento de saúde.

Palestraram, ainda, a bióloga sanitarista do Ministério da Saúde, Márcia Jacbsen; a pesquisadora Elma Santana; e o coordenador nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) do Ministério da Saúde, Daniel Amado. A responsável pela pasta da saúde do município apresentou dados, imagens e os resultados obtidos durante o tempo em que trabalhou no município de Seberi.
 

Comentários
Notícias Relacionadas
  • 16/03/2016 - 15:14
    Bertoletti lança projeto Super Delícias
  • 10/02/2014
    Diário de uma veranista
  • 23/01/2018 - 13:14
    Ministério da Saúde vai formar 250 mil técnicos de enfermagem
Últimas Notícias
  • 24/01/2018 - 08:40
    Saiba como será o julgamento do recurso de Lula no TRF4
  • 23/01/2018 - 19:50
    Planalto: melhorias nas estradas do interior
  • 23/01/2018 - 19:30
    Abertas as incrições para processo seletivo em Ametista