Sexta, 22 de Dezembro de 2017 às 17:02
Todos os banheiros que você imaginar
Revestido de mármore, ladrilho, cerâmica ou pastilha. Moderno ou rústico. Com banheira, sauna ou até mesmo integrado ao quarto
Por: Heloise Santi - geral@folhadonoroeste.com.br
Fotos: Heloise Santi

Passou a época em que o banheiro da casa era apenas uma necessidade. Hoje em dia, além de funcional, ele pode se tornar uma peça de decoração do seu espaço, seja a casa ou o escritório. Pensando nisso que as arquitetas Jamile De Bastiani e Vanessa Scopel dão dicas sobre o assunto. O importante é não perder o foco!

O banheiro, mais que bonito, precisa ser funcional, por isso a iluminação é de suma importância. Banheiros com bancadas extensas e luz farta proporcionam conforto ao usuário. Grandes janelas envidraçadas ou claraboias podem ser utilizadas para proporcionar a entrada de luz natural. A gama de luminárias hoje disponível no mercado é imensa, você tem opções para todos os gostos, desde pendentes até os embutidos para o ambiente ficar do seu gosto.

Dentre os lançamentos da indústria estão as soluções tecnológicas, metais sanitários assinados por designers renomados e automação dos espaços. Chuveiros são sincronizados com o smartphone via Bluetooth e podem ter cromoterapia, com leds coloridos de alta performance acionados por controle remoto.

Um produto que está tentando entrar no mercado cada vez mais é a cabine de banho. As cabines de banho são uma espécie de banheira de hidromassagem, mas na vertical, onde as pessoas podem ficar em pé ou sentadas. Possuem jatos de água que atuam como hidromassagem e alguns modelos mais sofisticados possuem até cromoterapia, sauna a vapor, telefone, rádio e MP3.

As banheiras, por sua vez, podem ser programadas pelo celular para ligar em determinado horário, com a temperatura pré-definida. Existe, inclusive, a hidromassagem vertical – que ocupa o espaço de um chuveiro comum e promete oferecer a mesma sensação de relaxamento que a versão horizontal.

Enquanto os banheiros pequenos tiram partido de espelhos e móveis planejados – peças que priorizem a organização dos itens –, os grandes podem ser mais luxuosos e transformados em verdadeiras salas de banho. Projetos de banheiros demandam revestimentos resistentes à umidade e de fácil manutenção. A indústria fabricante vem desenvolvendo pastilhas, pedras, porcelanatos e cubas – oferecendo uma infinidade de opções, o que, com certeza, pode deixar o cliente ainda mais confuso no momento de escolher.

O banheiro é o espaço da casa que na grande maioria das vezes recebe revestimento cerâmico.Nesse cômodo, por estar em contato constante com a umidade, o porcelanato escolhido deve oferecer segurança e resistência à presença da água, principalmente em áreas como a de banho e a parede atrás da pia. Tire partido dessa especificidade. Faça uso de peças coloridas ou com detalhes em conjunto com as lisas, sempre nas faces que o observador é direcionado.

Preste atenção na escolha das peças, pois o porcelanato do piso precisa ser mais resistente que o da parede, por isso deve-se considerar a espessura e a cor do material atrás da peça. As de má qualidade podem ficar manchadas com a umidade ou racharem pela quantidade de fluxo.



*Mais informações na edição impressa do dia 29 de setembro. Ligue e assine (55) 3744-7080

Imagens
Comentários
Notícias Relacionadas
  • 26/10/2017 - 20:25
    Pracinha da Corsan: suspensa licitação para construção dos ban...
  • 13/10/2017 - 16:14
    Vamos mudar o banheiro?
  • 10/03/2017 - 13:02
    Pracinha da Corsan vai ganhar banheiros públicos
Últimas Notícias
  • 16/01/2018 - 21:20
    Rodeio Bonito agora tem os Amigos Protetores dos Animais
  • 16/01/2018 - 19:14
    Lançamento oficial da Expodireto Cotrijal será dia 6 de fevereir...
  • 16/01/2018 - 18:57
    PRF prende irmãos denunciados por homicídio em Frederico Westpha...