Terça, 26 de Dezembro de 2017 às 17:20
Quando o natal contagia
À frente do Frederico em Luz, a primeira dama de Fw, Sirlei Panosso, vive e propaga a alegria do Natal em cada momento
Por: Isadora Sant Anna - bella@folhadonoroeste.com.br
Foto- Renato Padilha.

*Leia a reportagem na edição impressa! Assine: 3744-7080!

O Natal entre suas paixões

Passamos o ano correndo contra o tempo para realizar nossas metas que estipulamos no início do ano. Quando damos por conta, em um piscar de olhos, já estamos pertinho do Natal! E dali é um passo para o Ano Novo. Para muitos, uma época onde as emoções e a sensibilidade afloram. Em muitos lares é uma tradição: em meio aos tios, avós, primos, toda a família, a união acontece para comemorar estas datas. E claro, não dá para deixar a casa sem aquele toque natalino na decoração. Encanto para os olhos e para a alma!

É nesta época, que Frederico Westphalen é tomada pelas cores do Natal. Ruas, praças, casas e prédios se enchem de verde, vermelho e dourado. Tradicional do município, o Frederico em Luz é um presente para a comunidade. Além do brilho da ornamentação, uma programação cultural extensa que envolve adultos e crianças. Isto sem falar no incentivo ao comércio local, que gira em torno das atividades que nesta edição do evento duraram cerca de um mês.

Mulher de comando!

A frente da coordenação desta grande festa, está a Bella que estampa nossa capa nesta edição! Atual primeira-dama, empresária e envolvida nas causas sociais, Sirlei Terezinha Piccinin Panosso. Com 56 anos de idade, não por acaso foi escolhida para ser nossa última entrevistada do ano. Comprometida com toda organização do evento, ela conta com uma legião de voluntários. Só assim consegue que cada ação alcance o seu propósito: toque o coração e desperte o sentimento da alegria do Natal nas pessoas.

Natural de Frederico Westphalen, Sirlei conta que o processo de confecção dos enfeites começou em maio, com o planejamento e viabilidade do projeto. Ainda, que toda ornamentação tem caráter inclusivo e sustentável. Através da campanha “Natal Sustentável”, foi promovida uma grande arrecadação de garrafas Pets. As milhares de peças foram higienizadas e serviram de matéria prima para fabricação de candelabros, árvores, e outros ornamentos. CDs velhos também foram reaproveitados com esta finalidade. – Coordenar o Frederico em Luz é, sem dúvidas, um grande desafio. Multiplicado nas ações que são compartilhadas, constituem-se numa grande soma de talentos e responsabilidades. É maravilhoso dividir para somar. É gratificante ver o resultado e sentir alegria de toda população – descreveu.

A Bella é uma mulher ativa. Auxiliou não só no projeto, mas em todo o processo de criação dos adornos. Este trabalho foi desempenhado a muitas mãos, nos pavilhões do Parque Municipal de Exposições. Sirlei faz questão de dividir os méritos com as equipes de voluntários que se revezaram ao longo dos últimos meses, especialmente no período da noite, para tornar este sonho em realidade. foram horas dedicadas por muitos, aos trabalhos manuais. Tudo muito artesanal! E a magia do Natal é expressada também em sua casa diante da família. O espirito natalino está evidenciado em vários cômodos do lar. São velas aromatizadas, toalhas, laços guirlandas e claro uma linda árvore de Natal. É uma maneira que a família Panosso encontrou para evidenciar o amor por esta data e de refirmar a fé cristã, representada pelo nascimento do menino Jesus.

Ao lado do esposo, o prefeito José Alberto Panosso, e de familiares como da neta e dos filhos, Karoline Panosso Ferigollo e Matheus Panosso, as comemorações do dia 24 e 25 de dezembro, possuem um significado especial. Sirlei valoriza a confraternização familiar, a união, o respeito e o afeto. Para ela, não podem faltar neste período a renovação e o testemunho da fé cristã. “Para mim, o maior e melhor presente é a ‘mágica’ esperança que o Natal reafirma em nossos corações. Um sentimento de dias melhores para as famílias, enfim, um desejo de um mundo melhor para todos. Acredito que este cenário do Frederico em Luz renove no coração das pessoas a força a união, a grandeza da nossa cultura. Temos em nossa cidade espetáculos com apoio de artistas locais, escolas, pais. Tenho certeza de que tudo vale apena, se a alma não for pequena!”, pontuou.

Mulher empresária

As mulheres de hoje desempenham diversas funções ao mesmo tempo. Com Sirlei não é diferente! Mesmo assumindo a coordenação do Frederico em Luz, as outras obrigações não ficaram de lado. Bacharel em Ciências Contábeis, a nossa Bella iniciou a vida profissional num escritório contábil o município em 1971. Permaneceu por cerca de 12 anos. Hoje, Sirlei trabalha no Centro de Formação de Condutores (CFC) da cidade. Está nesta área há 24 anos. Com ela, trabalham ao todo 30 colaboradores. A experiência no gerenciamento do negócio é atribuída ao primeiro emprego e a constante criação de metas na empresa. Segundo ela, os desafios ajudam a motivar e manter o foco no resultado.

Mas ela ainda precisa encontrar tempo para acompanhar as atividades como primeira-dama de FW. Frequentemente Sirlei é vista nos eventos sociais dentro e fora do município e ao lado do esposo nos compromissos que a vida pública exige. Ela diz que aprecia esta participação e que gosta de estar em meio ao povo e com o povo. “Ser primeira-dama me faz sentir mais responsável pelo povo frederiquense. É um sentimento alimentado com orgulho e muita alegria. Uma motivação que percebo em nosso prefeito e compartilhamos do mesmo propósito. Penso, sinceramente que estamos no mundo para colaborar, cada um com seus dons, ideias e ações. Não para ferir e sim para amar e exercer o perdão! Reforço aquilo que acredito, pois até os tropeços nos levam à frente e como seres humanos, temos compromisso com o outro. Precisamos agir com humildade e compaixão sempre, pois do contrário, a vida perde sua essência. A perfeição da vida está em cada dia ser e fazer o melhor para si e para o outro”, frisou.

Para você, ser Bella é?
Ser Bella, pra mim é ter sensibilidade e colocar-se no lugar do outro. É nutrir a beleza da alma que se constitui na revelação de gestos solidários. É amar-se, sentir-se bela e grata pela vida que se renova cada dia, numa nova feição, numa nova oportunidade de ser melhor. Enfim, viver com serenidade e agir com firmeza, isso é ser bela!

Comentários
Notícias Relacionadas
  • 20/11/2017 - 14:26
    Equilíbrio ancestral
  • 07/11/2017 - 14:29
    Medicina da Medina
  • 27/10/2017 - 10:18
    Quando a beleza é completa
Últimas Notícias
  • 22/01/2018 - 18:54
    Câmara de FW seleciona estagiários
  • 22/01/2018 - 18:40
    Mapa autoriza redução da dose da vacina contra aftosa
  • 22/01/2018 - 18:05
    Banrisul lança programa de crédito para micro e pequenas empresa...