Os recentes desdobramentos da Pandemia do COVID-19 pelo mundo demonstraram um agravamento quase que exponencial do impacto esperado no sistema de saúde, e na economia do mundo.

Um relatório produzido e distribuído pela BCG (Boston Consulting Group) no dia 20 de março, mostrou que a evolução do número de casos ao redor do mundo, provavelmente forçará a maioria dos governos à decretarem situações emergenciais de quarentena e lockdown para conter o contágio do vírus.

Mesmo que a atual onda de contágio seja contida, é possível, que até uma vacina seja desenvolvida, novas ondas de crescimento acelerado se repitam.

Por isso, é seguro afirmar que neste momento não é mais possível tratar a situação como sendo somente “mais uma gripe” qualquer.

E sendo assim, é dever todo empreendedor e gestor estruturar um plano sobre como agir para proteger seu negócio e seu time diante dessa situação.

Assim, segue um guia tático de ações que você pode tomar no seu negócio para conseguir navegar pelo atual momento.

1- Avalie a sua atual situação - O primeiro passo é avaliar qual a sua real situação atual. Reveja todos os seus contratos, seja de recebimento, quanto de pagamentos, e avalie cada um deles. Divida o seu plano de ação em duas partes:

- Para os contratos que geram receita;

- Para os contratos que geram despesas.

2- Assuma que as coisas serão piores do que o esperado

3- Proteja seu caixa

4- Antecipe recebíveis

5- Utilize todas as fontes de crédito e financiamento possíveis

6- Atue com o seu time

Para saber mais, leia, leia muito e se informe com fontes seguras. Faça relações entre as informações obtidas e seja movido pela curiosidade.

Links para seguir:

Artigo 1

Artigo 2

O Sebrae RS esta com um site especifico para atualização das informações e realização de palestras, se você  não viu ainda, dá uma olhada aqui