Desejar ter uma boa imagem pessoal e profissional é algo muito bom, pois isso trará muitos benefícios para a sua vida. Com isso, é importante também saber que essas duas imagens se relacionam, e uma pode afetar a outra. Por exemplo, se você for uma pessoa agradável, justa e coerente com a sua família, certamente, também agirá assim em sua vida profi ssional. Por isso, é necessário se importar com cada uma delas e compreender que ambas afetam a percepção das pessoas ao seu redor e até a sua percepção de si mesmo. Desse modo, listamos alguns passos para, efetivamente, construir essas duas imagens bem alinhadas:

Saiba ouvir
É muito importante saber ouvir o que o outro tem a dizer. Isso está presente tanto na sua vida pessoal como na profissional, uma vez que, sabendo ouvir as pessoas em seu convívio familiar, você também encontrará facilidade para ouvir o seu cliente, por exemplo. Sendo assim, sempre ouça com atenção o que a pessoa vai dizer, mostrando a ela que você está disponível e disposto a escutá-la.

Aprenda a se comunicar
Depois de saber ouvir as pessoas, é importante que você também saiba se comunicar adequadamente. Isso também é um desafio que a maioria das pessoas enfrenta nas interações sociais. Preocupe-se com o tom da sua voz, não fale muito alto e nem muito baixo. Tenha o cuidado de perceber se a pessoa está compreendendo o modo como você fala com ela. Caso não esteja, procure uma forma de conversar que seja de mais fácil entendimento. Isso é algo importante tanto em sua vida pessoal quanto na profissional.

Cumpra o que prometeu
Para passar uma boa imagem pessoal e profissional, sempre procure demonstrar comprometimento com os seus acordos. Se você, costuma ser coerente com os seus clientes em relação a prazos de entrega, muito provavelmente também o fará com os seus amigos e familiares. Dessa forma, para potencializar a sua imagem, procure cumprir com o que prometeu e, quando não for possível, comunique-se com a pessoa para a qual você deve satisfações, avisando-a que não poderá realizar o combinado, mas que fará de tudo para resolver a situação.

Mantenha a sua vida pessoal e privada
Por fim, um conselho fundamental para que você possa transmitir uma boa imagem é manter a sua vida pessoal privada. Lembre-se de que todos nós temos uma vida particular que não pode afetar as nossas outras interações. Por isso, evite postar em redes sociais quando houver alguma briga em seu relacionamento amoroso. Além disso, não tenha esse tipo de conversa com as pessoas do seu grupo social e profissional, pois isso poderá desqualificar a sua reputação e afastar os seus colegas de você.

Use as redes adequadamente
Atualmente, é muito comum o uso das redes sociais — quase todos nós temos, pelo menos, uma. Desse modo, é importante saber usá-las corretamente para criar uma boa imagem. É essencial que você demonstre, nessas redes, ser uma pessoa bem informada, publicando notícias e artigos que abordam alguma área do conhecimento. Além disso, evite entrar em discussões e polêmicas que prejudiquem a sua imagem pessoal e profissional.

Portanto, você tem aqui, dicas sobre como construir uma boa imagem pessoal e profi ssional para que você tenha muito sucesso em sua vida. É sugestível que você procure colocar essa aprendizagem em prática com diligência. E aí? Gostou de saber como ter uma boa imagem pessoal e profi ssional?