Hoje, abordamos os quatro maiores desafios de empreender, pois tirar uma empresa do papel e torná-la realidade não é uma tarefa fácil. É preciso coragem, persistência e conhecimento para encarar os diversos desafios quando resolvemos colocar em prática uma ideia. Especialmente em tempos de crise, é importante estarmos focados para manter uma empresa em funcionamento. 
Listamos aqui os quatro maiores desafios que você poderá enfrentar ao abrir sua empresa e saiba como driblá-los em busca do crescimento do negócio.

1. Gestão financeira

Saber realizar uma boa gestão financeira é a chave para o sucesso da empresa. É comum que tenhamos dúvidas ao gerirmos as finanças de nossos negócios e das formas assertivas para reduzirmos custos de maneira eficiente, o que deve ser feito visando à estabilidade e ao crescimento do negócio.
Essa dificuldade também está associada à instabilidade do mercado, gerando insegurança quando somos marinheiros de primeira viagem.
Entretanto, não desanime! Medidas simples, como listar despesas, controlar bem as entradas e saídas no estoque, além não misturar despesas pessoais com as da empresa, proporcionam excelentes resultados.

2. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas pode ser considerada um desafio comum a todos os empreendedores, independentemente do porte de seus negócios.
Isso porque as pessoas são o maior patrimônio que uma empresa tem, e manter uma equipe produtiva, eficiente e motivada é essencial para qualquer empreendimento.
De modo geral, é preciso que exercitemos a nossa capacidade de liderança, a fim de guiarmos os passos da equipe em prol do negócio, fazendo com que a produtividade se mantenha em alta.
Para isso, além de estabelecer uma relação de confiança, é importante investir, também, em formação e treinamento da equipe periodicamente. Vale apostar no desafio!

3. Relação com fornecedores

Possuir uma boa rede de fornecedores é essencial para o funcionamento do negócio, o que torna esse aspecto uma área sensível no cotidiano do mesmo.
A escolha dos parceiros pode ser realizada com cautela e muita pesquisa. Atrasos com a entrega de pedidos podem acarretar sérios problemas, portanto, não devem ser tolerados.

4. Mercado instável 

Passamos por um período complicado na economia, o que não pode ser visto apenas com pessimismo.
Isso porque investir em uma época assim, apesar de arriscado, pode ser uma excelente oportunidade de se firmar no mercado, em uma época em que todos estão recuando, bastando apenas que saibamos dar os passos corretos.
Oscilações no mercado fazem parte do cotidiano corporativo e é preciso encará-las sempre como uma oportunidade para inovar e rever conceitos.
A melhor opção é encarar os resultados, mesmo que abaixo do esperado, e ter calma para tomar as decisões assertivas.
Estes desafios devem ser encarados como uma forma de melhorar a cada dia o negócio. Problemas fazem parte do cotidiano de toda empresa, não é mesmo?
O que diferencia um(a) empreendedor(a) de sucesso é a sua capacidade de se adaptar e buscar superar tais desafios de maneira inteligente. 
A palavra-chave para encerrar aqui é resiliência!