Chegamos a nossa última coluna de 2020 e aproveito o espaço para agradecer. Agradecer a cada um e cada uma que acompanhou meu trabalho por aqui, que leu e aprendeu assuntos novos, que compartilhou com os amigos, que aplicou nos seus negócios e, principalmente, que começou a ver e sentir a estratégia nas situações da vida.

Reconhecemos que este foi um ano intenso e, lá em 24 de janeiro de 2020, quando escrevi meu primeiro texto aqui, não fazia ideia o que este ano nos reservava. A pandemia fez muitos planos serem refeitos e formas de comunicar repensadas, por isso, tudo o que construí aqui neste ano, foi pensando nas formas de podermos aprender juntos quais as melhores estratégias a seguirmos.

Nestes 12 meses, foram 20 textos escritos e neles falamos de tudo um pouco. Aprendemos sobre estratégias de comunicação, dicas para home office, comunicação não violenta, procrastinação, propósito, posicionamento, política, redes sociais, relações públicas e o mundo dos negócios. Todas elas estão no site do Jornal Folha e, se puder te indicar algo vai aí: revise os textos, faça um check-list das dicas, reveja o que você conseguiu aplicar no negócio e o que dá para aplicar em 2021, vamos juntos fazer e refazer estratégias da vida e da nossa empresa. 

Ademais a isso, reforço que continue estudando, pesquise seu público, promova experiências para ele e se esforce cada vez mais para conseguir, para gerar uma comunicação humanizada e que se conecte com você e seu público. Para facilitar este caminho, vou deixar aqui 7 tendências para o marketing digital, para os negócios e as redes sociais em 2021. Anota aí:

1. Aumento do consumo de vídeos

2. Humanização no atendimento

3. Marketing interativo

4. Foco em conteúdos temporários / stories

5. Conteúdos gerados por usuários

6. E-commerce nas redes sociais

7. Lives

Por fim, deixo um mantra pra repetir sempre: Eu confio em mim. Eu sou o protagonista da minha própria história. Meu público quer conhecer meu trabalho e eu vou mostrar a ele o que acredito! Gratidão pela companhia de 2020 e que venha 2021!