Você tem uma boa ideia, mas morre de medo de tirá-la do papel e executá-la? Saiba que você não está sozinho. Muitos que querem empreender, mas, simplesmente não têm a coragem de começar a viagem em busca dos seus objetivos profissionais. Acham que ainda não reúnem todas as competências necessárias. Mas isso são exteriorizações de um medo interior maior: o de não ser capaz de se virar diante do desconhecido.

O empreendedor precisa conhecer profundamente as necessidades e dificuldades dos seus clientes, os truques e golpes da concorrência, os atalhos dos fornecedores e parceiros, a maestria para lidar com seus colaboradores e a lógica dos números do negócio.

Mas sem coragem, nada vai para frente. Teremos aqui uma sequência dos principais medos que impedem as pessoas de empreender. Você tem algum desses medos? Vamos lá. 

1-Não saber por onde começar

Grande parte dos empreendedores têm boas ideias, mas não sabe por onde começar. Simplesmente ficam bloqueados por não saberem ao certo qual o primeiro passo que devem dar. O problema é que essas pessoas querem que tudo esteja perfeito e certo para então se lançar no mercado.

Às vezes, o que precisamos é simplesmente começar. Inicialmente, não estará perfeito, mas com o tempo as coisas se encaixam.

No começo, para se orientar, você pode buscar uma referência no seu mercado. Encontre uma pessoa para se espelhar, conheça a história dela, a trajetória profissional. Isso dá ânimo e coragem.

Ter alguém em quem se inspirar gera uma sensação de “é possível sim”.

Dê um passo adiante e faça o que faz sentido. O caminho se desdobrará enquanto você continua caminhando.

Acompanhe as sequências nas próximas edições!