Estudando sobre treinamento achei um artigo que realmente me chamou muito a atenção. Em muitos artigos que escrevo, falo da importância da prática esportiva para a saúde e esse material no mínimo levanta muitos questionamentos.

Primero, podemos entender metabolismo como um conjunto de reações químicas que ocorrem num organismo vivo criando transformações necessárias para o funcionamento e manutenção das necessidades energéticas e estruturais desse organismo e isso gasta energia.

Metabolismo basal ou taxa metabólica basal é o mínimo de energia que o corpo humano (organismo) gasta para manter-se em repouso (batimentos cardíacos, respiração, manutenção da temperatura, etc.)

Sempre ouvi falar em conversas indiretas que o metabolismo vai desacelerando com o passar do tempo, frases como:

“Quando eu era novo comia de tudo e não engordava, agora até tomando água já engordo”.

“Tenho metabolismo lento, por isso não consigo emagrecer”.

Realmente é comum observar a diminuição no gasto energético das pessoas com o envelhecimento, bem como uma diferença entre o gasto energético de homens e mulheres (gasto menor).

Mas esse estudo que analisou 6421 pessoas de idades que variam de 8 dias até 95 anos, concluiu que pessoas com composição corporal semelhantes (homens ou mulheres/ jovens ou idosos) possuem gasto energético metabólico bem semelhantes, ou seja, a taxa metabólica basal. As exceções encontradas foram apenas na fase de crescimento (0 a 20 anos) onde é mais acelerado e acima dos 60 anos, mas nesta faixa etária com uma desaceleração muito pequena (-0,7% ao ano).

Então, podemos dizer que tanto homens e mulheres como jovens e idosos com massa muscular e percentuais de gordura semelhantes terão resultados semelhantes. Mas não é tão fácil de conseguir isso, primeiro porque o corpo masculino e feminino possuem diferenças estruturais e no quesito massa muscular, a mulher, em condições normais, possui menos e mais gordura corporal. Bem como, no processo de envelhecimento o corpo perde percentuais de massa muscular com o passar dos anos.

Aí entra a atividade física, principalmente atividades como musculação onde o treinamento possibilita grandes ganhos de massa muscular e assim podemos aproximar esses grupos tão heterogêneos. A conta é simples, mais massa muscular, maior a taxa metabólica basal e com isso o organismo necessita de mais calorias para manter-se (aumentando o gasto) e o que antes era acumulado com gordura, passa a ser utilizado na manutenção corporal.

A principal questão não é aproximar estes grupos, mas sim demonstrar que podemos trabalhar nosso organismo para termos um metabolismo semelhante ao de antigamente ou até mesmo melhor que antes, e isso independente do sexo ou da faixa etária em questão.

Mas hoje, eu treino mais que quando jovem e não consigo emagrecer. Isso pode ocorrer por alguns fatores, pois mesmo treinando ter menos massa muscular que antes, pode ser resultado de ter um estilo de vida sedentário no dia todo e pensar que pouco tempo de treino solucionará todos os problemas gerados durante a vida; estratégias de treinos incorretas (seguir treinamento infundados ou inadequados para a pessoa); e ainda a compensação energética, ou seja, gasta calorias treinando, mas consumir muito mais que gastou e por isso uma reeducação alimentar sempre é fundamental.

Então, podemos dizer que aceitar que o metabolismo desacelera é uma coisa cômoda de falar e que temos formas efetivas para acelerar o metabolismo e com isso melhorar a saúde e a qualidade de vida. Também que o processo de envelhecimento, apesar de ser constante, pode ser combatido e atenuado com atividades físicas, independente da idade que se pratique. Com boa orientação, sempre se consegue melhorar.

Abraço!!!