SEMANA FARROUPILHA – Embora não haja maiores programações referentes ao Festejos Farroupilhas nos municípios, cada Entidade Tradicionalista, aqui visto como CTG ou Piquete de Laçadores, tem liberdade para realizar eventos internos, com redução de público e participantes, dentro das normas sanitárias vigentes. A criatividade e a vontade de festejar o nosso Decênio Heroico, está incentivando os CTGs a oferecer jantar ou almoço, na maioria dos casos, dentro dos seus galpões, com número bem limitado de participantes.

ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA – Hoje, às 19 horas acontece a Geração e Acendimento da Chama Crioula em Frederico Westphalen. Diversas pessoas questionaram o motivo que leva a geração da Chama acontecer no túmulo do Monsenhor Vitor Batistella. Esclarecemos que isto se deve única e exclusivamente pelo cunho histórico do fato ocorrido em 1935, quando, por iniciativa e liderança do então Padre Vítor Batistella, comemorou-se o Centenário da Revolução Farroupilha aqui em Frederico Westphalen. Na época, foram reunidos mais de mil cavalarianos que inclusive fizeram uma encenação da Revolução Farroupilha, onde hoje existe a Praça. Todos os fatos estão registrados em fotografias devidamente identificadas e também descritos no Livro Tombo da Paróquia.

PRAÇA DO BARRIL I – A Chama Crioula, após a sua geração, será levada para a Praça do Barril, onde ficará até o dia 20 de Setembro. Conduzida por mulheres, representando as Anitas do Tema Farroupilha deste ano, que homenageia o Bicentenário de Anita Garibaldi, a Chama Crioula não virá para o Centro da cidade, permanecendo na Praça do Barril. Os motivos também são históricos, pois o que se pretende é resgatar a história fundacional do nosso município, já que por este local passaram os carreteiros, viajantes, migrantes e imigrantes, em busca de nova vida, trazendo o progresso e a criação de novas vilas, hoje promissores municípios.

PRAÇA DO BARRIL II – Amanhã pela manhã acontecerá a distribuição da Chama Crioula para as 16 entidades, dos 14 municípios que compõe a 28ª Região Tradicionalista. Foi construído um galpão na Praça do Barril, o qual contemplará toda a comunidade regional, com uma exposição cultural que conta a história das comemorações do Centenário Farroupilha de 1935. Além disso, também terá uma exposição de fotografias e outros itens que fazem parte da cultura gaúcha. O galpão estará aberto para visitação durante toda a semana, até o dia 20 de setembro, para as escolas e público em geral.

CIRANDA E ENTREVERO I – No feriado, 07 de setembro, foi realizado em todo Estado do Rio Grande do Sul o concurso estadual e regional que determinou as novas Prendas e Peões. Trata-se, no linguajar gaúcho, da Ciranda de Prendas e do Entrevero de Peões. Excepcionalmente, devido à situação da Pandemia e da consequente não realização no ano passado, nas datas normais, ou seja, nos meses de abril e maio, o Entrevero e Ciranda aconteceram no CTG da primeira prenda regional. Também, devido à situação de exceção, o concurso consistiu de apenas uma prova escrita, elaborada pelo MTG, que foi aberta no mesmo horário em todo Estado. A posse das novas prendas e peões regionais aconteceu imediatamente após a divulgação do resultado, dia 07 de setembro à tarde.

CIRANDA E ENTREVERO II – Na 28ª Região Tradicionalista o Entrevero e Ciranda Regional e Estadual aconteceu no CTG Sentinela da Coxilha de Caiçara. Concorreram diversos candidatos que foram represados de sua participação nos CTGs em 2020. Já para o Estado, a nossa Região Tradicionalista teve duas candidatas ao título de Prenda Estadual, na categoria Mirim e Juvenil. Concorreu na categoria Juvenil Emily Tomazoni do CTG Gaudérios do Rodeio de Rodeio Bonito e na categoria Mirim, a Prenda Isadora Rodrigues da Silva do CTG Querência do Cristal de Planalto. Os resultados desta etapa estadual foram divulgados no decorrer da semana, após compilação de todas as regiões Tradicionalistas.