3ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA GAÚCHA I – Sábado, 05, pela tarde, aconteceu o maior evento da 28ª Região Tradicionalista, em termos de envolvimento, pesquisa e resgate cultural no ano de 2020. A 3ª edição da Mostra de Arte e Cultura Gaúcha envolveu todos os CTGs, tendo como protagonistas as gestões de prendas e peões das entidades, auxiliados pelos Posteiros Culturais e Patronagem. Cada CTG, dentro da sua realidade e condições, pesquisou e resgatou a história de mulheres que fizeram o tradicionalismo crescer. Pesquisaram antigas prendas regionais, tradicionalistas e pessoas da comunidade que fizeram algo relevante e que merece ser lembrado e guardado na história.

3ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA GAÚCHA II – Em tempos normais, a Mostra aconteceria no CTG Gaudérios do Rodeio, em Rodeio Bonito, vencedor da etapa de 2019. Como a Pandemia impediu a realização presencial, a Mostra foi realizada online, transmitida através do Google Meet. E brevemente todo o conteúdo apresentado será disponibilizado no facebook, na página da 28ª Região Tradicionalista. Como incentivo, há uma avaliação, com uma planilha bem detalhada, que apresentou em forma de feedbak os pontos a serem melhorados para o próximo ano. Os três melhores trabalhos apresentados, dentro dos critérios da avaliação receberão oportunamente um troféu em reconhecimento à sua competência. Os CTGs melhor classificados são os seguintes:

1º lugar - CTG Estância dos Carreteiros

2º lugar - CTG Gaudérios do Rodeio

3º lugar - CTG Querência do Cristal

4º lugar - CTG Sentinela da Coxilha

LIVE DO BEM – Ressaltando que foram seguidas à risca todas as orientações sanitárias contra o COVID 19, Taquaruçu do Sul realizou na noite da última terça-feira, 08 de dezembro, uma Live, intitulada Cultura Gaúcha sem Fronteira. Participaram artistas do CTG Porteira Aberta, do CTG Estância da Mateada de Erval Seco e o grupo de Chula Lanceiros do Barril de Frederico Westphalen. Foi também feito uma mostra de produção de erva mate e de como preparar diversos tipos de chimarrão. A Live teve como meta angariar doações para o Hospital São Roque de Taquaruçu do Sul.

PORTARIA - A Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Sra. Gilda Galeazzi, determinou a suspensão, a partir da terça-feira, 01 de dezembro de 2020, por Quinze dias, de todas as reuniões e eventos coletivos previstos para serem realizados nas dependências do MTG e de nossa Jurisdição que tenha a participação de representação do MTG. Determinou também que a mesma medida preventiva seja observada e adotada por todas as trinta coordenadorias do MTG/RS no âmbito de suas representações. A edição da portaria foi fundamentada pela continuidade da Declaração de Emergência em Saúde Pública e a responsabilidade do Movimento Tradicionalista Gaúcho em resguardar a saúde de toda população que acessa os eventos promovidos em conjunto com seus filiados no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.

COMO MANTER O ENGAJAMENTO DENTRO DE UM CTG – Sempre se comenta entre os mais antigos, que muitos jovens estão no CTG apenas pela dança. É positiva a interação social da nossa juventude, mas no contexto, boa parte dela não se envolve com outras áreas na Entidade. Com a situação de afastamento da Pandemia, fica um grande desafio para que os nossos jovens queiram realmente retornar, quando tudo voltar ao normal. Surge então a necessidade de sermos criativos. Serão necessárias ações que tragam coisas novas para os participantes, que gerem engajamento e fortaleça o espírito de pertencimento. Este será o grande desafio para patrões no ano de 2021.