ENART COMEMORATIVO – No decorrer de toda semana que passou, o MTG proporcionou Lives abertas ao público tradicionalista com assuntos voltados ao Departamento Artístico. Esta foi uma forma criativa encontrada para que prendas e peões revivessem um pouco as emoções de um Enart, ao mesmo tempo em que também foram dados muitos esclarecimentos a respeito de aspectos que são avaliados, tanto na chula, quanto na dança, passando pela declamação, gaita e vocal.

MOSTRA FOLCLÓRICA – Em decorrência do momento em que estamos vivendo, e para que um evento tão importante e significativo como a Mostra Folclórica do ENART não passasse em branco, o MTG elaborou propostas de ação para serem desenvolvidas pelas Regiões Tradicionalistas. Uma das sugestões foi a de postar nas redes sociais posts relembrando momentos marcantes envolvendo a Mostra. O objetivo foi o de relembrar os momentos bonitos que marcaram a vida de nossos jovens nos tempos idos. Observando as redes sociais, aconteceu uma verdadeira enxurrada de imagens, acompanhadas de lindos textos, saudosos e criativos, vindos do coração de quem participou e não quer deixar morrer este evento de alto cunho cultural para o Estado.

CAMPANHA SOS ANIMAL – Alusivo ao ENART e à Mostra Folclórica, que é de cunho cultural, todos os anos acontece uma ação social, protagonizada por prendas e peões regionais e das Entidades. A exemplo dos últimos anos, a ação social deste 2020 é a campanha SOS Animal. A proposta da Campanha é mobilizar prendas e peões para que realizem ações voltadas à proteção e cuidados aos animais, como arrecadação de ração, campanhas de adoção, campanha de conscientização ao abandono e maus tratos, parcerias com ONGs, etc. O trabalho iniciou dia 14 de novembro, e se estenderá até 14 de dezembro. Ao final, a Região Tradicionalista que realizar a tarefa e comprovar através do relatório, receberá um Certificado de Destaque referente às ações desenvolvidas.

28ª RT – Reiteramos que haverá eleição para renovação da diretoria da 28ª Região Tradicionalista dia 26 de novembro. A Assembleia acontecerá no CTG Rodeio da Querência, às 19 horas em primeira chamada, e às 19h e 30 min em segunda chamada, sendo que apenas os Patrões das Entidades votam, o que torna o processo bem amigável e fácil. Posteriormente, o novo coordenador tem a liberdade de escolher os novos diretores dos departamentos.

CTG RODEIO DA QUERÊNCIA – O Departamento Artístico, juntamente com a Patronagem do CTG, havia levantado a possibilidade de um retorno gradual dos ensaios das invernadas. Na consulta aos pais das crianças dos elencos, surgiu uma opinião muito favorável ao retorno. Porém, até agora ainda não houve uma manifestação oficial para um recomeço das atividades, tendo em vista a proximidade do final do ano.

CALIFÓRNIA DA CANÇÃO GAÚCHA – Apesar da Pandemia, a 42ªedição da Califórnia da Canção Nativa Gaúcha foi lançada dia 26 de outubro, ocasião em que foi também divulgado o seu regulamento, adaptado ao formato do Festival. O mesmo será totalmente virtual, realizado em Uruguaiana, no Teatro Municipal, transmitido pelos canais do Youtube e redes sociais. O festival teve início no ano de 1971 e é um modelo de divulgação da música gaúcha, sendo considerado, desde 2004, um patrimônio cultural do Estado. O evento contará com 24 composições selecionadas, que serão divididas em 02 eliminatórias, uma local e outra regional. Serão classificadas 12 composições, que concorrerão na grande final. Também serão premiados melhor intérprete, melhor melodia, melhor letra, melhor arranjo, melhor instrumentista e música mais popular. O 3º lugar receberá o prêmio Calhandra de Bronze, o 2º, Calhandra de Prata, e o 1º, Calhandra de Ouro. A Califórnia da Canção Nativa Gaúcha acontecerá nos