FORUM TRADICIONALISTA – Encerrou ontem, com sucesso, o 2º Fórum Tradicionalista em comemoração aos 60 anos da Carta de Princípios, evento promovido pelo CTG Fogo de Chão, apoiado pelo Departamento Jovem Central e Movimento Tradicionalista Gaúcho. O objetivo principal do Fórum foi traduzir, popularizar e simplificar a Carta de Princípios, através de Lives, que aconteceram de 19 a 23 de julho, onde participou a ala jovem do tradicionalismo gaúcho. Para o Departamento Jovem da 28ª Região Tradicionalista coube o último artigo, o 29º, apresentado na quinta-feira, dia 22.

PROJETO JOÃO DE BARRO – O Movimento Tradicionalista Gaúcho, em parceria com o Gabinete do Deputado estadual Neri, o Carteiro, lança o Projeto João de Barro – Captando Recursos e Projetos. A nova diretoria do MTG está preocupada em auxiliar as Entidades das 30 Regiões Tradicionalistas neste período de reestruturação pós pandemia. O Projeto será em forma de Curso, sendo que a primeira edição acontecerá de 31 de julho a 01 de agosto, na Sede do MTG, focando a reunificação e fortalecimento das Regiões Tradicionalistas, que sofreram muito com os efeitos da Pandemia. 

REABERTURA DE ENTIDADES TRADICIONALISTAS – O MTG divulgou um Documento que divulga e reafirma o Protocolo Sanitário que as Entidades Tradicionalistas deverão seguir, em obediência aos critérios estabelecidos pela OMS, Secretarias Municipais de Saúde e Cartilha de Atividades Campeiras. O referido documento orienta sobre a possibilidade de ocupação parcial dos espaços físicos dos CTGs, com protocolos básicos e específicos para retorno gradual de atividades sociais.

PLANO DE AÇÃO – Diante da sinalização de reabertura, mesmo que com restrições, a 28ª RT, através de sua coordenadoria, elaborou e divulgou um Plano de Ação para Atividades nos CTGs, em almoços e jantares. Com uma fundamentação que cita o zelo pela cultura gaúcha e o restabelecimento do vínculo social e cultural das entidades, a 28ª Região Tradicionalista orienta sobre a possibilidade de ocupação parcial dos estabelecimentos, levando em conta o tamanho dos Galpões em metros quadrados e a capacidade de sua ocupação. Ficou estabelecido o horário de funcionamento para almoços das 11 horas às 14 horas e de jantares, das 20 às 23 horas, devendo ser seguidas as regras sanitárias constantes no Plano de forma bem rígida.

SITUAÇÃO FINANCEIRA DO MTG – Efeito da Pandemia, as entidades tradicionalistas, entendendo-se aqui como os CTGs e Piquetes, encontram-se em situação financeira bastante difícil. Ao assumir, a nova diretoria do MTG encontrou esta entidade em situação semelhante, com saldo financeiro baixo, mesmo não acontecendo nenhum evento oficial, com baixa perspectiva de recebimento de anuidades das entidades, sem projetos de captação de recursos financeiros em andamento, entre outros fatores. Esta precariedade financeira levou o Presidente Manoelito Savaris a publicar uma Portaria que restringe ao máximo as despesas do MTG. Uma das medidas pouco simpáticas é a vedação do ressarcimento de despesas a membros da diretoria, prendas, peões, narradores, avaliadores, entre outras. Mais medidas duras devem ser adotadas, tendo em vista a fragilidade financeira do momento.