28ª REGIÃO TRADICIONALISTA – Esta semana aconteceu a Assembleia Geral eletiva da 28ª Região Tradicionalista. A posse da nova diretoria acontecerá no início do próximo ano, após posse do Coordenador no Congresso Tradicionalista. No atual cenário, a previsão é de que a solenidade de posse seja virtual.

3ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO I – A 28ª Região Tradicionalista está promovendo a 3ª Mostra Folclórica de Arte e Tradição, que estava prevista no calendário de eventos para acontecer no mês de março no CTG Gaudérios do Rodeio, de Rodeio Bonito. O adiamento provocado pela Pandemia não impediu as prendas e peões dos CTGs de realizarem as pesquisas dentro de suas entidades, para divulgar e enaltecer o trabalho das mulheres que ajudaram e estão ajudando a escrever a história do tradicionalismo em nossas entidades nestes 30 anos de Região Tradicionalista.

3ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO II – Dentro do tema da Mostra de Arte e Tradição “Mulheres que fizeram e fazem história do tradicionalismo nos 30 anos da 28ª RT”, o Departamento Cultural do CTG Rodeio da Querência está valorizando o trabalho das Patroas da Entidade, que trabalharam muito, sendo o esteio e alicerce do patrão. Desta forma, está sendo desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e de campo, na busca de informações da trajetória destas mulheres que ajudaram e ainda ajudam a traçar a história do CTG Rodeio da Querência. Ao final, será organizado um relatório com os dados obtidos, que ficará no CTG como acervo e fonte de consulta para as próximas gerações de prendas.

3ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO III – As pesquisas realizadas pelos CTGs serão finalizadas através de uma exposição que será apresentada dia 05 de dezembro, a partir das 15 horas. Devido à situação atípica que estamos vivendo, o evento será online, através da plataforma Zoom e haverá transmissão ao vivo pelo Facebook da 28ª Região Tradicionalista, em um tempo máximo de 15 minutos por CTG.

PROSA DE GALPÃO – Hoje, a partir das 19h e 30min, o Departamento Jovem estará promovendo uma Prosa de Galpão. Será mais um evento online, vinculado ao momento que estamos vivendo como humanidade. Será debatido como o MTG pode se conectar com as tecnologias, tendo como tema Tecnologia e Tradicionalismo. A convidada especial, que conduzirá os trabalhos será Luise Moraes, diretora de Concursos Culturais do MTG/RS.

CARTÕES TRADICIONALISTAS – Devido ao período de pandemia muitos tradicionalistas não utilizaram o seu Cartão Tradicionalista este ano. E possivelmente, no próximo ano, quando as atividades retornarem ao normal, terão como surpresa, o prazo de validade do seu Cartão Tradicionalista vencido. Desta forma, alertamos a todos portadores deste importante documento de identificação, para que verifiquem o seu prazo de validade e na medida do possível, procurem o responsável por sua renovação dentro do seu CTG. Os documentos necessários: Ficha cadastral, cópia de RG e CPF, uma foto 3x4, pagamento da taxa de R$25,00 e o cartão vencido.