Para mim, esta é uma pergunta que já vem com a resposta pronta, que é, SIM! Para obter bons resultados em uma campanha eleitoral é fundamental que exista pelo menos um profissional de comunicação na sua equipe. Visto que sabemos que uma estratégia de campanha eleitoral, se bem feita, é um grande passo para alcançar o objetivo de uma vitória.

Marketing político, como chamamos, determina um conjunto de ações que tem como objetivo construir a imagem do candidato ou candidata, reforçando suas características e permitindo a apresentação das propostas de forma dinâmica, coerente e transparente. 

Por isso, montar estratégias é fundamental neste período, algo que é feito com planejamento, estudo e pesquisas e, nada melhor do que alguém que é da área da comunicação para organizar isso da melhor forma.

Contudo, eu sei também, que esta nem sempre é a realidade de todos os partidos e municípios, ou nem sempre é da consciência de todos. Mas eu não poderia deixar de salientar, principalmente a fim de mostrar mais uma vez a importância dos profissionais de comunicação em todos os setores.

Trago exemplos práticos de atividades quem uma equipe integrada pode fazer para auxiliar neste período: o designer cria a identidade visual, o publicitário as campanhas publicitárias, a jornalista faz o relacionamento com a imprensa, a relações públicas e o profissional do marketing desenvolvem o planejamento e as estratégias de campanha.

Todas estes profissionais e estas medidas, quando somadas e realizadas com cuidado e planejamento tornam uma campanha eleitoral muito mais completa e eficiente. Por isso, reforço a importância e a afirmação de que sim, os profissionais de comunicação são fundamentais no meio político. E mais, se você não puder contratar todos estes profissionais, pelo menos faça sua parte, compreenda a importância deles, dê o devido valor e saiba que a comunicação move o mundo e move ainda mais a política.