“Talvez não seja felicidade, seja apenas publicidade!”

Milena Leão

Olá pessoal. Um brinde a nossa troca de ideias em 2021.

Vamos abrir uma Coca-cola, pois chegou a hora de brindarmos a este ano e, nada melhor que compartilharmos isso com os nossos clientes, não é? 2020 foi de desafio, mas sem dúvidas a palavra que definiu 2021 foi superação, afinal de contas, ser gestor de um negócio, seja qual for o tamanho é algo para pessoas fortes. Os fracos não sobrevivem ao que passamos no decorrer da pandemia. Portanto, se considere um vitorioso.

Mas já que chegamos até aqui, que tal comemorarmos! Vamos falar hoje sobre brindes aos nossos clientes e a importância deles na construção da sua marca em uma campanha publicitária. Importante que tenhamos em mente que dentro de uma campanha, diversas peças são elaboradas e distribuídas nos meios de comunicação, sejam os tradicionais, jornais, revistas, rádios ou os de segmento como, mala direta e as redes sociais.

Mas Ander, como assim brindes? Os brindes são parte da campanha. Somos acostumados a pensar em brindes ao cliente apenas nesta época do ano, quando na verdade, deveríamos fazer uso deles durante todo ano ou enquanto durar a nossa campanha. Agendas, calendários e outros, são comuns nesta época, mas devemos e temos a obrigação de irmos além destes clichês. Vamos melhorar isso em 2022?

Os brindes são uma estratégia de comunicação usados pelas empresas com a intenção de fortalecer a lembrança da marca na mente do cliente. A visibilidade é o alvo, estar presente e ser útil no dia a dia, é o desafio. Portanto, temos que ser criativos. Agendas e calendários, eu mesmo ganho cerca de uma dezena a cada janeiro e tenho certeza que você também.

Ander, como faço isso? Para vencermos este obstáculo, devemos combinar o brinde com a mensagem que queremos transmitir ao nosso público-alvo. A palavra é: personalização. Identifique quais sãos os seus clientes, já falamos disso em colunas anteriores. Pense nele, crie para ele. Com isso, ele vai se sentir único. Usando o exemplo da agenda, podemos fazer a granel e entregar a nossos clientes. Todas chegarão lá, mas será que atingirão o objetivo? O ideal seria todos ganharem uma, mas se por motivos financeiros isso se tornar oneroso, selecione os clientes mais fiéis ao seu negócio e personalize uma capa para cada um. Imagina só recebermos uma agenda com a nossa cara? Iriamos querer usar de janeiro a dezembro, não é?

Um brinde a todos nós e espero que tenham gostado. Até a próxima!

Curiosidade

Será que foi a Coca-cola que inventou o Papai Noel? Nos anos 30, o artista Fred Mizen pintou um Papai Noel de loja de departamento numa multidão bebendo uma garrafa de Coca-Cola. O anúncio foi destaque na maior dispensadora de refrigerante do mundo, que ficava localizada na loja de departamentos Famous Barr Co., em Saint Louis, no estado do Missouri.

No ano de 1931, a empresa começou a introduzir anúncios da Coca-Cola em revistas mais populares. Archie Lee, executivo da agência de publicidade D'Arcy, queria uma campanha que mostrasse um Papai Noel saudável, que fosse ao mesmo tempo realista e simbólico.

Saudável? Fiquei com dúvidas, mas as vezes não é felicidade, é publicidade.