Com o objetivo de achatar a curva e conter a propagação do novo coronavírus, a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS) vem realizando trabalhos de acompanhamento e suporte aos 26 municípios de sua abrangência.

Segundo a coordenadora da 19ª CRS, Marly Vendruscolo, há preocupação na crescente dos casos e consequentemente no resultado das bandeiras divulgadas pelo governo estadual semanalmente. “Estamos juntamente com prefeitos, entidades e universidades para identificar pontos para que não tenhamos que enfrentar a bandeira vermelha”, destaca.

Segundo ela, “é preciso a conscientização das pessoas quanto ao uso de máscaras, para evitar internações futuras nos hospitais e, principalmente, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI)”. Frederico Westphalen, atualmente, possui dez leitos de UTI, sendo que dois deles são destinados - e isolados - para receber pacientes com COVID-19.

De acordo com Marly, logo que os testes chegam, são distribuídos aos hospitais da região. “Quanto mais pacientes forem testados e isolados, mais serão os casos recuperados, em aproximadamente, 14 dias”, enfatiza. A coordenadora ainda ressalta que recursos para o combate ao vírus chegaram para a região. Na última sexta-feira, 27, um caminhão com equipamentos de proteção individual (EPI) chegou para a 19ª CRS e já foram distribuídos aos municípios.

*Por: Helena Knob 

Confira a entrevista completa: