Estão abertas até o dia 16 de setembro, as inscrições para a terceira turma do Pronera, no curso superior em Tecnologia Agropecuária da URI-FW. Serão oferecidas 40 vagas destinadas para agricultores, beneficiários do crédito fundiário. O sistema de ensino é baseado na pedagogia da alternância e a universidade é a primeira do Brasil a oferecer esta modalidade. O processo seletivo será no dia 18 de setembro.

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi criado no ano de 1998, a partir das lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo. Seu objetivo é buscar garantir o acesso à escolarização para jovens e adultos, trabalhadores das áreas de reforma agrária que, até então, não haviam garantido o direito de se alfabetizar, tampouco o direito de continuar os estudos em diferentes níveis e modalidades de ensino.

No ano de 2010, foram incluídos os Beneficiários do Crédito Fundiário como público-alvo do Pronera. Em 2014 teve início a primeira experiência do Brasil com beneficiários do crédito fundiário, através do curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, fruto do convênio do Incra com a universidade. Os trabalhos com a segunda turma iniciaram em 2015, dando sequência à experiência exitosa pioneira no Brasil.

Ao final de 2018, contabilizam-se 61 agricultores beneficiados pelo crédito fundiário, possuindo diploma de nível superior e tendo seus projetos profissionais e de vida elaborados e implantados nas unidades de produção adquiridas através desse crédito, sendo esses viabilizados em 26 municípios das regiões do Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Região Celeiro.

O coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Gelson Pelegrini relata que a parceria da URI com o Incra, viabilizada pelo Pronera, permitiu que dezenas de famílias de agricultores pudessem melhorar sua condição de vida, possibilitando acesso ao conhecimento que aumentou suas habilidades e possibilidades de reprodução social. “A felicidade que sentimos no momento da formatura destas turmas foi imensa, tendo a certeza que o objetivo da universidade comunitária foi atingido, são agricultores que se não tivessem esta oportunidade, dificilmente conseguiriam ingressar no ensino superior”, destaca.

São parceiros da URI-FW na iniciativa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeituras da região, casas familiares rurais e outras entidades.

INSCRIÇÕES:

Período de inscrições: até 16/09/2019

Seminário de divulgação: 05/09/2019

Processo Seletivo: 18/09/2019 (13h às 17h)

Matrícula: 26 e 27/09/2019

SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Temática: Formação Superior para Agricultores Beneficiários do Crédito Fundiário

Local: Auditório URI

Data: 05/09/2019

Horário: 13h30

*Com informações da Ascom URI-FW