É contagiante o sentimento de confraternização no 37º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen. Desde o último domingo, 13 de setembro, milhares de pessoas passaram e ainda passarão pelas calçadas da Praça Dom Bruno Maldaner e pelo Largo Vitalino Cerutti para prestigiar as atrações da Semana Farroupilha no município, que segue até domingo, 20.

Nos ranchos, colegas de profissão, amigos e conhecidos dividem os espaços para cantar, jantar, contar causos, colocar a conversa em dia e aproveitar as comemorações da semana que relembra a Revolução Farroupilha. A integração entre a comunidade e a participação do público anima, incentiva e mostra que o trabalho da Associação Farroupilha Frederiquense (AFF) vem sendo bem feito e que podemos esperar ainda mais da Semana Farroupilha frederiquense.

Na noite de ontem, 17, foi realizada a fase classificatória do 3º Canto do Barril da Canção Gaúcha. Dezenas de talentosos músicos nos presentearam com belas apresentações. Na noite de hoje, 18, ocorre a final do concurso, que certamente se tornará uma referência e um pedestal para que grandes artistas se tornem músicos de expressão no futuro.

*****

Na manhã de ontem, 17, foi lançada a 33ª Feira do Livro de Frederico Westphalen. Extremamente importante, a realização deste que é um evento que incentiva a leitura e as expressões culturais no município. Frederico Westphalen vem realizando diversos eventos culturais desde o início de setembro com a Semana da Pátria, agora com os festejos farroupilhas, e em outubro seguirá com a Feira do Livro, que será realizada de 7 a 9 de outubro. O Encontro de Arte e Tradição (Enart) também acontece em Frederico Westphalen, nos dias 10 e 11 de outubro. Antes disso, ainda, no Centro Cultural 25 de Julho a etnia alemã promove a 9ª Barril Fest no próximo sábado, 26 de setembro, no Ginásio do São Cristóvão. A comunidade deve participar desses eventos culturais para que o trabalho das entidades promoventes seja valorizado e que continuem trabalhando para o crescimento cultural do município e da região.

Com o tema “A magia da palavra”, a Feira do Livro oportunizará aos pais, professores, tios e demais pessoas a incentivar seus pequenos – e os nem tão pequenos – a se interessarem pela leitura, que também é um exercício.

Participemos dessas programações e ajudemos nossos incentivadores culturais a continuarem com a promoção da cultura na região.