Com o mundo da moda cada vez mais livre, nós, mulheres, viemos de uma fase de aceitação cada vez maior (e que bom). Já se foi a época em que os padrões socialmente impostos ditavam o número e o tamanho de nossas roupas e até mesmo o estilo dos nossos cabelos. Estamos cada vez mais empoderadas e donas dos nossos narizes.

Prova disso é o boom da transição capilar, que está inspirando muitas mulheres a largarem a química e assumirem seus cabelos naturais. Não faz ideia do que isso significa? Calma que a gente explica.

O que é a transição capilar?

Nada mais é do que o processo em que seu cabelo dá tchau para a química até crescer totalmente e chegar ao natural. Se você fazia relaxamento, permanente, escova progressiva ou qualquer outro tipo de alisamento químico ou mecânico e agora decidiu parar, pois bem, isso significa que você está em transição. 
O ponto mais legal da transição capilar é que ela é um processo que vai além da estética. Esse período envolve, antes de tudo, aceitação e amor-próprio. Isso porque, por anos, o cabelo liso foi tido como padrão de beleza, fazendo com que muitas mulheres deixassem de gostar de seu cabelo na forma natural.

Quanto tempo demora para realizar a transição?

A verdade é que não existe um tempo certo. Tudo depende do ritmo de crescimento dos fios e do tipo de química que você utilizava. Algumas meninas levam poucos meses porque acabam optando por cortar toda a química com o Big Chop (grande corte, em português), outras preferem esperar a raiz crescer e ir cortando aos poucos, para não perder todo o comprimento do cabelo.

O "Big Chopp"

O Big Chop é uma opção imediata, para quem não tem tempo, paciência ou simplesmente não quer esperar o novo cabelo crescer. Em vez de ir cortando as partes com química aos poucos, conforme o crescimento da raiz, a proposta do BC é retirar todo o alisamento de uma única vez, por isso, pode ser feito em poucos meses de transição ou quando a raiz natural estiver com alguns centímetros crescidos. O corte é legal pra quem quer aproveitar a oportunidade e fazer uma mudança radical.

Há mais de um ano, a atriz Kéfera Buchmann iniciou o processo de transição capilar e hoje comemora um cabelo quase que 100% natural, com volume e aparência que são dos próprios fios, e não resultado de procedimentos que demoram horas. Em suas redes sociais, ela compartilha sua rotina de cuidados e incentiva outras mulheres a aceitarem suas madeixas. E aí? Ficou inspirada?!

De qualquer maneira, se você está pensando em deixar seu cabelo voltar ao natural, vale a pena procurar um profissional e estipular um cronograma capilar, processo que envolve, basicamente, hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. O legal de realizar um cronograma é que um procedimento complementa o outro, e com uma rotina de cuidados bem estabelecido, a transição se dá de maneira mais leve e seus cabelos ficarão ainda mais saudáveis e bonitos.