O mês de junho foi marcado pelo encerramento da fase 1 do Plano de Desenvolvimento para Frederico Westphalen, que contou com a participação de dezenas de voluntários ao longo de oito meses de reuniões. O grupo de trabalho engloba frederiquenses das mais variadas entidades e instituições, gestores públicos, professores e profissionais ligados a cada um dos 9 Eixos Temáticos, além de lideranças empresariais e políticas. O documento reúne objetivos e estratégias para a gestão do munícipio e tem o propósito de servir de base para a futura gestão utilizar e comprometer-se com este processo de construção coletiva da comunidade de Frederico Westphalen. Ao todo, mais de 180 instituições e entidades representativas foram convidadas a participar, além da comunidade geral, o que reforça a importância e representatividade dos temas debatidos e apresentados no documento. A versão preliminar do Plano já está disponível no site da ACIFW e redes sociais da entidade.

O Plano já foi entregue ao prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, ao presidente da Câmara de Vereadores, João Vendruscolo, e aos líderes dos partidos que já declararam apoio ao Plano. Nas ocasiões em que o documento foi entregue, os coordenadores do Plano e também diretores de planejamento da ACIFW, o Prof. Doutor em Agronegócio e vice-diretor da UFSM/FW, Igor Senger, e o Prof. Doutor em Desenvolvimento e Diretor Administrativo da URI/FW, Ezequiel Albarello, apresentaram a metodologia, as etapas, a agenda de reuniões e demais informações importantes sobre o processo, que recebeu e seguirá recebendo a contribuição e revisão de toda a população que queira participar.

Confira quais são os Eixos Temáticos:

Eixo 1 - Transparência, eficiência e modernização da máquina pública

Eixo 2 - Desenvolvimento e inclusão social

Eixo 3 - Educação e conhecimento

Eixo 4 – Saúde

Eixo 5 - Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano

Eixo 6 - Infraestrutura e Desenvolvimento Rural

Eixo 7 - Desenvolvimento econômico

Eixo 8 - Meio Ambiente

Eixo 9 - Administração popular cidadã

Próximos passos

Mesmo com a base do Plano sendo entregue oficialmente às lideranças e à sociedade frederiquense, o documento seguirá sendo revisado através da contribuição constante da comunidade. Está prevista a retomada gradual das reuniões de debate de cada eixo temático com a participação da população, de forma online ou presencial, conforme determinações dos decretos municipais.

Criação do Conselho

Conforme previsto no projeto de construção coletiva do Plano de Desenvolvimento, será formado um Conselho que irá acompanhar a aplicação do trabalho apresentado e auxiliar a futura gestão nos ajustes necessários para acompanhar as mudanças de cenário, como o econômico por exemplo. O Conselho, com caráter consultivo, será formado por voluntários participantes das reuniões de elaboração do Plano, já que será responsável por orientar a gestão municipal a partir do propósito construído pela comunidade.

*Fonte: ACIFW