O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ainda no ano passado, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2010 e, novamente, a UFSM campus Frederico Westphalen foi destaque na avaliação. Desta vez, os méritos são ao Curso de Agronomia, que qualificou-se como o 2º melhor curso do Brasil, obtendo conceito contínuo 4,37 e conceito faixa 5, perdendo apenas para a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Ainda no ano de 2010, os alunos do curso alcançaram conceito contínuo 4,8 e conceito-faixa 5 na prova do Enade, motivo que orgulhou a instituição e toda a comunidade acadêmica. Os dados foram divulgados pelo MEC e fazem parte de uma avaliação permanente em cursos superiores em quase todas as instituições públicas e privadas no Brasil.

A Agronomia ou ciências agrícolas é uma ciência que estuda e desenvolve técnicas, conhecimentos e tecnologias para promover o uso racional dos cultivos agrícolas com proteção ao meio ambiente, melhores práticas de trabalho, otimização da produção e dos recursos econômicos, entre outros.

Entenda como é calculado o CPC

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são o Enade, aplicado a cada ano por grupo de áreas do conhecimento, e as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição de ensino superior. Quando visitam uma instituição, os especialistas verificam as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.