Alunos conquistam ouro nas Olimpíadas de Astronomia e Química
Resultados colocam FW em segundo lugar no cenário nacional, depois de São Paulo
Atualizado em 13/09/2016 às 10:07 - Publicado em 14/11/2014 às 09:02
Meninas Olímpicas
Resultados colocam FW em segundo lugar no cenário nacional, depois de São Paulo
O ano de 2014 tem sido um ano de resultados positivos para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena de Frederico Westphalen. Depois de obter o melhor índice nos anos finais e o segundo melhor nos anos iniciais da 20ª na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), um grupo de alunos das 8ª séries trouxe para a escola o 1º e o 2º lugares na Categoria quatro (Ensino Fundamental), na 2ª Mostra Regional de Ciências e 5ª Mostra de Ciências do Instituto Federal Farroupilha (IF-Farroupilha) – campus Frederico Westphalen.
Há poucos dias, três alunos da escola conquistaram uma medalha de ouro e duas medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2014, ocorreu a sétima edição da OBA, sendo o primeiro ano em que a Escola Afonso Pena participa, tendo sido representante da escola a Professora Márcia Marlize Guze Fão. Os alunos Leon Ferrari e Lívia Menegat Bortoluzzi conquistaram medalha de prata e a aluna Giovana Pertuzzatti Rossato, medalha de ouro.
Na semana passada, a aluna Giovana Pertuzzatti Rossato obteve uma conquista inédita, não apenas para a escola, mas para o Rio Grande do Sul. Ela tornou-se a primeira estudante a conquistar medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQjr) para o Estado, desde que teve início em 2008.
Além da medalha de ouro, outros seis alunos da escola receberam Menção Honrosa: Andrise Lissa Preuss, Isadora Spolt Pazuch, João Vitor Piaia, Leon Ferrari, Letícia Decesaro Dall’Agnol e Lívia Menegat Bortoluzzi. Os alunos foram orientados pela professora Ieda Teresinha Barros Zanatta. Mariana Bigolin Groff, ex-aluna da escola conquistou medalha de prata.
Estes resultados combinados colocam Frederico em segundo lugar no cenário nacional, depois de São Paulo e; o Rio Grande do Sul, o segundo lugar no país. A entrega da premiação será realizada dia 28 de novembro, em Fortaleza (CE).
– Esses trabalhos e conquistas nos mostram que o conhecimento está além da sala de aula, e que precisamos despertar o gosto pela pesquisa, pela produção do conhecimento –, avaliou a professora Márcia.
Para o diretor da escola, Claudecir Frizon, os resultados conquistados demonstram o nível do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe da escola. “Este mérito mostra que estamos no caminho certo. É com muito orgulho que parabenizamos os nossos alunos e professores por seu empenho, compromisso e dedicação”, comemorou.
Mais notícias
Promotoria Especial da Mulher homenageia frederiquenses
Atualizado em 05/11/2019 às 15:34
MEC divulga hoje os resultados do Sisu
Publicado em 28/01/2019 às 11:32
Pagamento de indenizações do Dpvat passa a ser feito pela Caixa