O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Antonio Ferreira da Silva defende projetos estruturais para enfrentar a estiagem. De acordo com ele “são necessários, entre outros itens, aumentar os recursos nos programas de construção de cisternas, de açudes e de represas, além de criar um programa de financiamento com juros subsidiados para implantação de redes de abastecimento de água aos municípios”.

Antonio Ferreira, que também é prefeito de São Pedro das Missões, participou de assembleia da Amzop que contou com outros 43 prefeitos de municípios que estão preocupados com o período de estiagem. Desta forma, os prefeitos da região solicitam a liberação imediata dos recursos pendentes da Consulta População em favor dos municípios, que seja analisada a possibilidade de rever e agilizar os processos de armazenamento de água nas propriedades.

Após perdas no setor primário, as quais se concentram nas lavouras de milho, soja e pastagens, a preocupação atual é faltar água para a população urbana. “O Estado está tomando várias inciativas louváveis, mas precisamos avançar ainda mais, inclusive com a ajuda do governo federal, pois o estado vive uma estiagem histórica e devastadora”, alerta Ferreira.

Fonte: Amzop