Desde que a pandemia do coronavírus começou, o número de animais abandonados no município. Preocupada com este cenário, a Administração Municipal de Frederico Westphalen, através da Secretaria de Meio ambiente, lançou a campanha “Animal não é brinquedo”. O objetivo é conscientizar a população que os animais precisam de cuidados diariamente e não devem ser maltratados e abandonados.

Para evitar aglomerações durante este período de distanciamento social, a Feira de Adoção de Animais, da campanha “Me Leva Contigo”, não foi mais realizada. No entanto, é extremamente importante que a população se conscientize e adote cuidados permanentes com os animais de estimação.

– O principal ponto é não abandonar os animais. Isso é algo imoral e é crime estabelecido em Lei Federal. Também é importante entender que os pets precisam de cuidados, carinho e proteção. Todos precisamos ter consciência de que devemos cuidar dos animais e não podem ser tratados como um objeto que pode ser deixado de lado –, destacou o secretário de Meio Ambiente, Giovani Candito.

Saiba alguns cuidados importantes para ter com os animais

– Seja responsável!
Antes de ter um animal, avalie se você tem condições de adotar. Você será responsável por ele. Converse com a sua família, pois um animal muda a vida de todos.
 

– Rua não é lugar de animal
A não ser que ele esteja acompanhado e devidamente guiado, não abandone seus animais na rua. Eles passam fome, frio, sede, além de ficarem susceptíveis a acidentes e maltratos. Por todos estes fatores, um animal abandonado causa risco para a comunidade.
 

– A saúde deles é sua responsabilidade
Todo animal pode ter doenças e precisa ser vacinado, assim como nós. Por isso, procure sempre um veterinário e não abandone o animal caso alguma doença seja descoberta, procure ajuda.
 

– Dê atenção e não maltrate
Maus tratos a animais é crime federal. A legislação é regulamentada pela Lei nº 9.605, de 1998.

*Com informações da Ascom Prefeitura FW