Uma tarde irreconhecível para o União Frederiquense resultou no rebaixamento da equipe para a Divisão de Acesso 2023. Em partida muito ruim, o Leão da Colina perdeu por 3 a 0 para o Caxias, na última partida do Campeonato Gaúcho 2022, disputada neste sábado, 12, no Centenário, em Caxias do Sul.

Logo no começo de jogo uma boa notícia para o União, o gol do Brasil de Pelotas diante do Juventude deu esperanças para a equipe frederiquense. Já no jogo na Serra, o Leão da Colina criou as primeiras oportunidades, mas sem grande intensidade. A primeira chegada mais forte do time de FW aconteceu aos 11 minutos, quando um belo lançamento de Iago acabou passando do atacando Laion.

Porém, aos 13 minutos, um erro do Heltton em dividida resultou em pênalti em favor do Caxias. Na cobrança, Diogo Sodré chutou no canto esquerdo e abriu o placar para o time da Serra Gaúcha. Depois do tento, o jogo ficou sem emoção por vários minutos. O União sentiu e não conseguiu encaixar jogadas, além de ter o azar de um dos principais jogadores da equipe, Joãozinho, sair machucado.

A tentativa de o União retomar o controle do jogo aconteceu aos 26, quando o Leão da Colina tentou um chute, mas sem muito perigo. Depois disso, o União pressionou com boas chegadas, mas, novamente, com pouca efetividade. Aos 31, o goleiro Pitol fez uma ótima defesa após chute forte no canto de Everton Sena.

No minuto seguinte, a zaga do Caxias fez um milagre ao tirar outro chute de Sena em cima da linha. No contra-ataque da jogada, foi a vez da zaga do União tirar providencialmente um passe que deixaria o jogador adversário livre. Na sequência, uma falta em favor do Caxias resultou no segundo gol do time da Serra, marcado por França, com ajuda da zaga do União que não cortou certo o lance.

Aos 43 minutos, Laion chutou bola venenosa, que passou perto do goleiro Pitol, tirando lamentos da torcida do União e do próprio Caxias, que apoiava o tricolor de FW, visando o rebaixamento do rival Juventude.

O segundo tempo

Na volta do intervalo, o time de FW tentou criar nos primeiros minutos, mas seguiu pecando na efetividade e na qualidade, que também faltou no jogo. Essa falta de qualidade resultou no terceiro gol do Caxias, aos 5 minutos, quando Diogo Sodré marcou um golaço com muita facilidade.

Aos 13 minutos, Daivison – que recentemente havia entrado na partida – criou uma oportunidade, mas a zaga do Caxias tirou para fora. Depois desse lance, a partida ficou ainda pior. Além de quase nenhuma jogada criada, União compilou lances bizarros, na tarde em que nada deu certo ao tricolor de FW.

Aos 32 minutos, Eliomar mandou a bola para o fundo das redes, porém o lance foi anulado por marcação correta de impedimento de outro jogador do União Frederiquense. Nos 38 minutos, Everton Sena cobrou uma falta muito bem, mas a bola acabou indo para fora.

Com o desempenho ruim, o União perdeu a chance de se ajudar, já que o Juventude perdeu para o Brasil de Pelotas e, se o Leão da Colina tivesse vencido, poderia se manter na elite. Mas, isso não aconteceu e o time de FW, novamente, volta a cair de divisão na temporada em que recentemente havia subido. Agora, resta a preparação para a disputa da Divisão de Acesso em 2023.