A partir da próxima semana, estudantes de escolas públicas e privadas, dos municípios da região, além de universitários, começam retomar suas atividades para o ano letivo de 2014. Como noticiado pelo jornal Folha na edição do dia 10 de janeiro, a Copa do Mundo não irá interferir nas atividades escolares e acadêmicas no Rio Grande do Sul. 

Em Frederico Westphalen, o início das aulas vai ocorrer em dias alternados durante a próxima semana. Os alunos das escolas de ensino infantil iniciaram as aulas na segunda-feira, 10, e os das demais séries começam na quinta-feira, 20 de fevereiro entra em recesso entre 19 a 27 de julho e encerra dia 16 de dezembro.

Conforme a secretária de Educação de Frederico Westphalen, Sidene Buzatto, a rede municipal está preparada para receber os alunos. “Nos últimos dias os professores estão participando de vários encontros de formação, inclusive com a presença de educadores de outros municípios. Hoje, haverá uma reunião com todos os diretores para tratarmos sobre os últimos detalhes da volta às aulas. Já a recepção dos alunos ficará por conta de cada escola”, explicou a secretária.

Aulas na rede estadual em 2014, começam em 24 de fevereiro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 3 de agosto e fim das aulas em 19 de dezembro.

Particular

Na Escola da Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, Escola da URI, as aulas iniciam quarta-feira, 19 de fevereiro. Já as férias escolares serão de 14 de julho a 4 de agosto e encerramento dia 29 de novembro. Uma programação especial está sendo organizada para a primeira semana de aula, com diversas atividades, entre elas, um momento de reflexão espiritual, que será conduzido pelo padre Zuchi, e uma palestra sobre educação alimentar na adolescência, que será ministrada pelo curso de Nutrição.

A Escola Nossa Senhora Auxiliadora iniciou o ano letivo dia 13 de fevereiro, para os alunos do maternal e nesta segunda-feira, 17, para os demais. Conforme a diretora da instituição, irmã Clarinda de Carli, a escola preparou uma vasta programação para receber seus estudantes.

Universidades

Na Universidade Norte do Paraná (Unopar) as aulas iniciam nesta segunda-feira, 17 fevereiro. O recesso será entre 27 de junho a 4 de agosto e o término das aulas em 13 de dezembro. A recepção dos universitários ficará a cargo dos monitores de cada turma.

Na Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, as aulas iniciam em 24 de fevereiro, param entre 12 de julho e 4 de agosto e encerram em 10 dezembro.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inicia as aulas dia 6 março, entra em recesso de 12 de julho a 11 de agosto e encerra o ano letivo dia 22 de dezembro.

Na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) as aulas iniciam dia 24 de fevereiro, e o recesso será de 7 de julho a 4 de agosto e término das aulas será dia 13 de dezembro.

Ana Paula Tamiozzo