Segue avançando o trabalho preparatório visando o início das atividades do posto de coleta de sangue em Frederico Westphalen. Depois da visita de vistoria técnica realizada por integrantes do Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso) no fim de setembro – que aprovou a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ayres Cerutti para receber os equipamentos e se tornar o posto de coleta na cidade frederiquense – os trabalhos necessários para a efetivação do posto puderam prosseguir.

Entre as ações que já estão concluídas, de acordo com o oficial de gabinete e um dos responsáveis pelos trabalhos, Plínio Mantelli, há a substituição de lâmpadas e alocação de tomadas extras. Além disso, a Prefeitura de FW aguarda os trâmites do processo licitatório para compra de três cadeiras para coleta e um refrigerador para armazenar o sangue coletado.

Também, enfermeiras da unidade estão se deslocando para o Hemopasso, em Passo Fundo, para receberem treinamentos específicos. “As primeiras coletas terão número de fichas reduzidas, com até 30 pessoas podendo ir doar, até a equipe que atuará em FW concluir seu treinamento e estar plenamente capacitada. Depois disso, a ideia é termos até 50 doadores a cada dia de coleta”, explica Plínio Mantelli.

Coletas serão realizadas duas vezes por mês

Ainda conforme o oficial de gabinete do Executivo frederiquense, as coletas, nos primeiros meses, acontecerão a cada 15 dias e durante o período da manhã. “Como o Hemopasso precisa realizar os testes no sangue doado no mesmo dia da doação, vamos estar realizando coletas apenas no período da manhã, porque uma técnica e o motorista irão se deslocar para FW e ao meio-dia retornam à Passo Fundo, para que haja tempo suficiente para ocorrer essa testagem”, detalha Mantelli. Com o passar do tempo, se a demanda de doadores subir, a periodicidade de vinda da equipe do hemocentro passo-fundense à FW pode ser aumentada.

Em relação a data de início das coletas, ainda não há uma previsão, mas a expectativa da equipe de FW é possibilitar que no decorrer do próximo mês todos os equipamentos estejam adquiridos e instalados. “A partir disso, na semana seguinte, já será possível iniciar as coletas aqui em FW”, finaliza Mantelli.