Aprovado em 2020, o projeto ‘Base União Frederiquense’ abriu 90 vagas para treinamentos de futebol, divididos nas categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 19, nas quais os participantes contam com profissionais técnicos esportivos, materiais e, inclusive, participam das competições Copa Sub 19, da Federação Gaúcha de Futebol, e do Estadual Noligafi, considerado o campeonato gaúcho da categoria. 

Com 60 participantes nas categorias sub 11 e sub 13, somados aos 30 integrantes da Sub 19, o projeto vem cumprindo o intuito de promover treinos semanais, nos quais são disponibilizados materiais como bolas de futebol de campo, pratinhos de marcação, cones médios (19 cm), cones de sinalização (50 cm), barreiras de salto, argola para agilidade, quadro tático magnético, bolsa massagista, porta squeeze, sacos para bolas, estaca de agilidade, garrafa térmica para água, caixa térmica, camiseta para jogo, meião para jogo, calção para jogo, camiseta para jogo, moletom para treino, coletes para treino, camiseta polo para viagem, camiseta para treino, meião para treino e calção para treino.

Além destes materiais, o projeto conta com o preparador físico, Célio Pinheiro, o preparador de goleiros, Sandro Zandoná, o fisioterapeuta, Ian Sandri, os técnicos,  Jailson Zatta para o Sub 19 e Douglas Rinaldi  para Sub 11 e 13, o assessor de imprensa, Vinícius Duarte, e responsável técnico e coordenador-geral, Roberto Torres Junior. A iniciativa também tem sua identidade visual composta por banners e cartazes. Para que sejam viabilizadas as participações nas competições, a iniciativa disponibiliza o financiamento de taxas de inscrição nas referidas disputas, arbitragem, refeições e transporte.

O projeto teve início em 12 de outubro de 2020 e estende-se até o dia 28 de Setembro de 2021. Todos os treinos envolvem 90 integrantes, ao todo, acontecendo de segunda a sábado e ocorrem nas dependências da Arena do União Frederiquense, situada no bairro Faguense.

O “Base União Frederiquense” é uma realização do União Frederiquense de Futebol. Conta com o financiamento da Lei de Incentivo ao Esporte, Pró-Esporte/RS, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e tem o patrocínio de Farmácias São João, Barril Ferro e Aço, Tchê Turbo Telecom e Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred).

*Com informações de União Frederiquense de Futebol