A terça, 16 e quarta-feira, 17 foram dias intensos para as guarnições dos Bombeiros de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões que participaram de um treinamento para salvamento em altura ministrado pela equipe de Passo Fundo.

De acordo com a 2ª sargento da corporação, Adriane Weber Fioravante, toda a equipe queria esse treinamento uma vez que acontecem acidentes de trânsito em que é preciso socorrer vítimas onde os veículos caíram em ribanceiras, por exemplo, além dos resgates em obras da construção civil. “Não temos muitos salvamentos em altura, mas temos em locais íngremes e com risco de queda por isso é sempre bom relembrar técnicas e aprimora-las, pois normalmente nesses casos detalhes podem custar a vida do profissional e da vítima”, salientou.

A qualificação foi coordenada pelo 1ª sargento de Passo Fundo, Ederson de Bairros em parceria com os soldados Sidinei de Jesus, Elton Alves Lobo e Dieferson Mazzorani. “Somos multiplicadores de conhecimentos e o nosso objetivo com esse treinamento é aumentar a qualidade do serviço prestado e reduzir o risco de acidente das equipes de trabalho em casos de salvamento em altura e atendimento em locais com risco de queda. Esse treinamento faz parte de um processo de formação continuada. Porque aqui temos um, dois casos por ano de atendimentos desse tipo, então se deixa de ser rotina o profissional pode esquecer e um detalhe faz diferença”, comentou Bairros.

Além de relembrar as técnicas a capacitação trouxe a novidade de resgate de vitimas em altura, com maca suspensa, que muitos profissionais ainda não haviam trabalhado. “É importante destacar que tínhamos vaga para alguns daqui participar do curso em Paso Fundo, mas o sargento Pedon fez contato e salientou que todos participariam, como de fato estão todos aqui então a gente trouxe o curso para cá. O que demostra o empenho e o comprometimento de todos. Qualificação eles já têm, estamos aqui para relembrar e melhorar as técnicas”, salientou o instrutor.

Nos próximos meses a equipe quer trazer para cá a capacitação para atendimento pré-hospitalar.

Investimentos

Com recursos do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom) a guarnição de Frederico Westphalen está adquirindo diversos equipamentos para salvamento em altura, de acordo com Adriane serão mais de R$ 50 mil investidos.