O mês de agosto encerrou com boas notícias para as Meninas Olímpicas e também para o Brasil. A estudante Mariana Bigolin Groff, 15 anos, recebeu na quarta-feira, 31 de agosto, um convite para fazer parte da equipe que oficialmente irá representar o Brasil na 6ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que ocorre entre 5 e 10 de outubro em Fortaleza, no Ceará.

Ela será a primeira menina na história da competição a integrar o grupo, formado, neste ano, pelo líder da delegação, professor Edmilson Motta (São Paulo - SP); pelo tutor, professor André Teixeira Macieira (Belo Horizonte - MG); e pelos estudantes Bruno Barros de Sousa (Xambioá - TO); Mariana Bigolin Groff (Frederico Westphalen - RS); Marcelo Hippolyto (Fortaleza - CE); e Bernardo Peruzzo Trevisan (Canoas - RS). Embora atualmente esteja morando em Porto Alegre, a participação da jovem em nível internacional é resultado de sua atuação nas competições nacionais, nas quais se inscreveu como representante de Frederico Westphalen, onde ela residia na época.

A olimpíada internacional foi realizada pela primeira vez em 2011 e envolve jovens de oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Veja matéria completa na edição desta sexta-feira, 2 de setembro.

Cristiane Luza