A Brigada Militar divulgou nesta segunda-feira, 10, dois editais referentes à abertura de concurso público para ingresso de dois mil soldados, com 1,6 mil vagas para policiamento ostensivo e 400 vagas para o Corpo de Bombeiros. As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de março e podem ser feitas somente pela Internet, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no site da empresa responsável pela realização do concurso, a Exatus PR, em http://www.exatuspr.com.br.

A primeira fase do processo seletivo, o exame intelectual, ocorre nos municípios de Caxias do Sul, Lajeado, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santana do Livramento. O candidato deve escolher em que cidade fará a prova durante o ato de inscrição, que custa R$ 63,69, conforme tabela da Secretaria da Fazenda.

Entre os requisitos para participar do certame estão ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos, além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m, do sexo feminino. 

Para o Corpo de Bombeiros, estão entre as atribuições do cargo a execução de atividades de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento e de defesa civil. Já para soldado de policiamento ostensivo, além da tarefa que a própria denominação já indica, está a de preservação de ordem pública. O salário é de R$ 1.864,70, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Cristiane Luza