Cada vez mais pessoas e empresas estão buscando a alternativa da energia solar como solução para atender a demanda de suas casas e empreendimentos, apostando não só na economia como na geração energética limpa e renovável. Em Caiçara, as empresas do Grupo Bisognin, que abrange o Auto Posto, a Moto Peças e um hotel, já estão se beneficiando do sistema há quase um ano e colhem os frutos do investimento bem planejado.

O projeto foi iniciado em agosto do ano passado, com elaboração e execução da Lumenk Energia Solar de Frederico Westphalen. Conforme o engenheiro eletricista e gestor da empresa, Carlos Antonio de Souza, para o cliente Dirceu Bisognin foram instalados dois sistemas fotovoltaicos. “O primeiro contempla o Auto Posto Bisognin, onde são 50 módulos fotovoltaicos de 350 W por módulo e um inversor de potência nominal de 20 kW, totalizando uma potência em módulos de 17,5 kWp. O equipamento possui capacidade de expansão em número de módulos, caso haja um aumento do consumo”, explica.

O segundo sistema foi instalado para o hotel, em anexo ao posto, compartilhando a mesma área para os módulos. “Este foi um projeto que abrangeu também a residência do cliente e a Moto Peças Bisognin, e se enquadra na modalidade denominada auto consumo remoto, que possibilita que os créditos de energia gerados por um sistema fotovoltaico em um determinado local possam ser usados para reduzir o valor da conta de luz de outro local completamente diferente, desde que dentro da rede da mesma distribuidora e de que a conta de energia esteja em mesmo CNPJ ou mesmo CPF, segundo a REN 687/2015 da ANEEL”.

Desta forma, a energia gerada pelo sistema do hotel, com 76 módulos fotovoltaicos de 350 W e com um inversor de 25 kW, totaliza uma potência em módulos de 26,6 kWp, além de reduzir o valor da conta do hotel também atua na redução da fatura da residência e para a Moto Peças Bisognin. “Só não zeramos 100% a conta de luz porque não existe como zerar o total, em virtude das taxas existentes, mas eu tive cerca de 90% de economia, para não falar em números. É um investimento que você só tem a ganhar. Descontando todas as minhas despesas, como o valor da parcela do financiamento, me sobra R$ 1 mil em dinheiro das minhas contas, fora os descontos daquele percentual que seriam as taxas”, informa Dirceu Bisognin, proprietário das empresa.

FOTO - Márcia Sarmento

Lumenk Energia Solar

Com a sede em Santa Maria, a Lumenk Energia Solar iniciou sua história em 28 de maio de 2018. Conta com filiais em Passo Fundo, São Luiz Gonzaga e Frederico Westphalen, tem sua sede em Santa Maria. Carlos Arthur Tauchert e Marcus Vinícius Wagner são os proprietários, que abriram a empresa com o objetivo de oferecer um trabalho de qualidade, com um conceito diferente em energia solar.

Com mais de 1.500 obras já executadas, o propósito da Lumenk é ser a maior e melhor empresa de energia do Estado do Rio Grande do Sul. “A Lumenk Energia Solar veio para Frederico Westphalen com o intuito de levar a tecnologia até aos clientes, a prestação de serviços, não somente a venda de produtos, mas a solução de engenharia, que é o com o que trabalhamos, tecnologia, de sistema solar, de automação industrial, residencial e comercial. E estamos também para lançar novos produtos no mercado, na mobilidade elétrica para motos e carros elétricos, oportunizando que o cliente receba de antemão essa tecnologia. A Lumenk passa conhecimento para seus clientes, trazendo a melhor economia nos sistemas solares,  e também em outros produtos onde temos know how de mercado”, ressalta Carlos Antonio de Souza.