Lideranças, empresários, autoridades e comunidade participaram nesta quinta-feira, 10, de uma reunião, no auditório da Câmara de Vereadores de Caiçara, para apresentação dos programas de governo que serão executados pelas patrulhas agrículas e conselho agropecuário do município. O modelo marca uma nova sistemática de gestão, mais democrática, que se tornou um dos compromissos do prefeito Márcio Menuzzi e de sua administração.

Conforme o prefeito, o município foi dividido em quatro regionais, que receberam um trator traçado e uma retroescavadeira cada. As regiões têm seus coordenadores e suplentes, responsáveis pelas decisões, ou seja, as ações prioritárias, formas de uso do maquinário das patrulhas agrícolas e outras definições são da própria comunidade, ocorrendo de forma descentralizada das secretarias de Obras e Agricultura. “São cerca de 40 linhas no interior, com 80 representantes da comunidade”, esclarece o gestor.

Para os trabalhos maiores foram adquiridos máquinas como trator esteira, patrola e outras, a serem usadas nas terraplanagens para pocilgas e aviários, por exemplo. O ato marcou a entrega dos equipamentos e também de veículos para as diversas secretarias, totalizando um investimento de R$ 3 milhões, entre financiamento do Banco do Brasil, emendas parlamentares e recursos próprios do município.   

A prefeitura conta, ainda, com um sistema de ouvidoria, com a instalação de caixas de coleta de sugestões ou reclamações, no centro administrativo, escolas, postos de saúde e junto às regionais das patrulhas agrícolas. “Queremos fazer um trabalho conjunto com a comunidade. Observamos que antes ocorriam muitas fofocas, os descontentamentos não viravam sugestões. Agora, as críticas positivas podem reverter no atendimento aos anseios das pessoas”, finalizou o prefeito.